InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarPrimeira grande molha do ano.... LojaPrimeira grande molha do ano.... V-deosPrimeira grande molha do ano.... Fotos
Primeira grande molha do ano.... Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Primeira grande molha do ano....

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 10th 2014, 10:29

Bem, hoje ao sair de casa, vejo nevoeiro, mas nada de chuva, fico a pensar optimisticamente "humm, não vai chover". Sim por não, levei as luvas de inverno, umas calças de oleado (que apenas aguentam chuviscos, chuva mais intensa ao fim de 3 min deixa entrar água), botas normais....

Basicamente, estava apenas parcialmente impermeabilizado. Nos primeiros 5-10min, era só uns pingos, tranquilo, a partir daí uma carga de água (os 40km seguintes...).........

Resultado: as minhas botas parecem lagos, tou aqui descalço no escritório (!!!) para ver se enchugo ambos os pés e botas, as calças de oleado deixaram agua, e tenho aqui o rabo e o material frontal (!!!) ensopado, e mais um bocado húmido aqui ou ali... Mas no geral está +- enchuto.

Agora partes boas, as saudades que eu já tinha destes pneus à chuva... Very Happy


Eles não valem muito para abusos em seco, mas enquanto que com os dunlop sportmax d222 em chuva não valiam um cu, estes são o oposto. Fiz uma das curvas mais apertadas e com pior piso da crel a 140 e tais, e só aí começaram a dar um pouco de si, de traseira (mas sem fazer propriamente slide), onde os de origem já me deram slides bastante grandes a 90-100kmh. Nem vale a pena mencionar que é das primeiras chuvas, e a diferença de inclinação e forças de 90-100 para 140 são imensas.


Outra coisa positiva que testei, foi este Shoei XR1100, primeira vez que andei sob chuva aos potes com ele. Abre-se ligeiramente a ventilação no queixo (excepto a velocidades abaixo de 20kmh, o intermédio é suficiente), e bye bye embaciar. Visibilidade sempre óptima, coisa que nunca me acontecia no outro, o pior de andar à chuva era sempre que aquele capacete + óculos não me deixavam ver nada. Neste não acontece (o outro também tinha pinlock).
Ir para o topo Ir para baixo
masterart
CBR 250
masterart

Número de Mensagens : 227
Idade : 33
Localização : Porto
Mota/Modelo : GSXR1000
Data de inscrição : 12/05/2014

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 10th 2014, 15:42

Por isso é que vejo a metereologia antes de sair de casa Very Happy
Já apanhei assim umas molhas desgraçadas, mas eu tenho mesmo terror de andar a chuva por sentir falta de segurança na mota :/

Um conselho para futuro, ter uma muda de roupa no escritorio, eu tenho sempre alguma coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 10th 2014, 16:04

Por acaso eu estou habituado / sinto segurança, é preciso ter mais alguns cuidados, mas de tudo na chuva, a aderência tem sido o que menos me tem preocupado. Geralmente o ficar molhado em chuvas torrenciais, visibilidade (tanto para mim como para os outros), as atitudes dos outros, é o que mais me preocupa.

E os pneus também têm influência brutal, os PR3 nisto são bons. Consigo ter uma condução "normal", não ando propriamente à avozinho na chuva (mas também não ando a roçar peseira no chão, como é óbvio), e geralmente dão feedback razoável, já perdi a conta aos slides que mandei neles, mas nunca me mandaram ao chão.

Os Sportmax que vierem com a mota, o primeiro slide, foi chão fora, não houve grande feedback, não travei, não acelerei/desacelerei, não nada.

Nos PR3 tens é o contra que em chão seco não podes abusar como se tivesses uns BT16, Pilot Power, ou mesmo RoadSmart2. Qualquer sujidade no chão, chão polido, com poeira, etc, fazem-nos logo dar de si.


BTW, eu vi a meteorologia, só que estava com fézada que não ia chover na viagem... Very Happy

_________________________________________
Primeira grande molha do ano.... R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 10th 2014, 19:35

A termo de curiosidade, compraste esse Shoei novo? Não vinha com pinlock? Pergunto porque comprei o meu novo e vinha com pinlock...

Quanto ao tópico em si... Bom, eu parei de 'te levar a sério' (digo isto no bom sentido) quando li "primeira grande molha do ano" e "primeiras chuvas"... Isto aqui no norte alteraram as estações do ano e estamos a sair do inverno, acho que agora a 21 de Setembro vai começar a primavera... Razz

Quanto aos slides, tudo o que meta água e perda de aderência dos pneus, eu prefiro andar em pézinhos de lã... Se já há perigos a seco, fará à chuva. E depois nesses dias nem muitos automobilistas facilitam, às vezes lá tem que se fazer umas manobras... Evil or Very Mad
Claro que quando são coisas sem gravidade, até é giro, mas já me ter enfiado debaixo dum camião devido à não aderência dum pneu, já me chegou. Smile

Não deixo de andar de mota todos os dias, mas se existir maneira de evitar de andar à chuva, faço-o. Agora claro, também a minha mota não é uma cbr500 (não tirando o mérito, nada disso) nem tão pouco tem pneus para chuva, aliás, é o oposto mesmo, daí que conduzir uma e outra à chuva deve ter percussões bem diferentes. Nesse aspecto estou mais como o masterart disse, o sentir falta de segurança na mota... Claro, faz-se tudo bem sem grandes travagens ou acelerações, mas jamais se sente o mesmo que andar a seco.

O que deixa pena é ver pouquinhos (ou nenhuns mesmo) a andar à chuva... Fraquinhos Razz Razz
Brincadeiras à parte, desde que tudo corra bem, quer faça sol ou chuva, é o que importa. paz!
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 10th 2014, 20:00

Em relação ao capacete, sim, foi novo, vinha com pinlock, e está com o pinlock metido Razz

Se for a ver não é de perto nem de longe a primeira chuva do "ano", porque até abril/maio este ano fartou-se de chover, e eu sempre andei, quer fizesse chuva ou sol, e na altura é chuva dia-sim, dia-sim. Estava a dizer na perspectiva de primeira grande chuvada desde o verão.

E claro que não é exactamente o mesmo que andar em seco, também tenho de adaptar as condições, e sobretudo ao piso. Piso que sinto aderência, conduzo normalmente, inclino-me normalmente, piso escorregadio se for preciso ando à avozinho, mas no geral, e nos piso que ando, é +- descontraído. O pior é algumas partes da CREL, o ic19 numa zona ou outra, e sobretudo naquelas rotundas do Taguspark que são uma bela bosta quando chove (tanto que foi lá que malhei, e sempre que falo com motociclistas da zona, praticamente todos me dizem "olha... também já caí aí....", acho que devíamos de fazer um fórum específico "Os-Malhas@Taguspark" Razz).

_________________________________________
Primeira grande molha do ano.... R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 10th 2014, 20:10

Sim, eu também entendi como sendo do verão (a minha resposta foi mais nesse sentido). Não sei como anda o tempo aí em baixo, mas cá em cima só houve 2 semanas de verão (e mesmo assim... Razz ), o que não tem faltado são dias mais amenos e chuvosos... Daí que lá a partir de Outubro, merecíamos sol sem haver chuviscos até ao próximo verão. Basketball

E se um dia for ao sul, já sei que sítio não visitar. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 10th 2014, 20:16

Em chão seco é tranquilo, claro que não convém fazê-las de joelho no chão, mas é daquele piso que nem é bem alcatrão, nem é bem cimento, bastante polido, rotundas com inclinações para fora, e acumula imenso óleo.. Muitos factores que quando chove, há sempre ali alguém deitado.

Numa destas rotundas já vi um Fiat Punto daqueles mais recentes, que ia a uns 20-30kmh... fazer um peão de 180º e ficar completamente virado de frente para o carro de trás.... Parecia slow motion.... Porque tudo ocorreu.... devagar.... LOOL

_________________________________________
Primeira grande molha do ano.... R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 00:06

daikoni escreveu:


Numa destas rotundas já vi um Fiat Punto daqueles mais recentes, que ia a uns 20-30kmh... fazer um peão de 180º e ficar completamente virado de frente para o carro de trás.... Parecia slow motion.... Porque tudo ocorreu.... devagar.... LOOL
 isso sim é kit de unhas  Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 00:45

Nuno.CBR escreveu:

 isso sim é kit de unhas  Razz

Para a gaja que lá ia foi mais borranço (tenho na ideia que era uma gaja, se ainda me recordo bem...). Ela devia de precisar de fraldinha nova... Que ficou ainda há vontade uns 30s parada virada para o carro de trás... até reagir... Eu estava para entrar na rotunda, fiquei a olhar... xD
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3610
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 10:12

Lindo^!  Que cagaço!
Ir para o topo Ir para baixo
fred91
Honda Monkey
avatar

Número de Mensagens : 99
Idade : 33
Localização : Porto
Mota/Modelo : CBR600F ABS
Data de inscrição : 31/03/2014

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 11:52

Boas!

Aproveito o tópico para pedir uns conselhos aos mais experientes em andar à chuva, visto que eu também vou agora andar pela primeira vez de mota o ano todo.
Basicamente já comprei equipamento completo de chuva, inclusive uma balaclava impermeável mas sofro ainda de alguns problemas:
1 - A coisa que me aflige mais é a falta de visibilidade, pelo que estou a pensar em comprar um repelente de chuva para a viseira (tenho um Shoei XR1000), tipo este: https://www.youtube.com/watch?v=Pn-XLJzeOEE. Deve custar-me à volta de 30€ no ebay e deve durar pelo menos um ano, possivelmente dois, mas se souberem de um produto mais barato que se compre cá eu agradecia.
2 - Fico sempre com receio se os outros condutores me verão na estrada à noite e com chuva. Para melhor visibilidade, já tenho xenon, fitas nas jantes e um colete reflector próprio para motociclistas da spidi. Existe mais alguma coisa que me aconselham para aumentar a probabilidade de ser visto?
3 - Como é que vão para o trabalho quando chove? Só com camisa por baixo do equipamento de mota? Eu comprei umas calças de mota com protecções mas comprei um número acima para me caber as calças de fato por baixo. Como a viagem é de cerca 15min até ao trabalho acho que não vão amarrotar... Depois era chegar ao trabalho e tirar o equipamento e vestir o blazer e os sapatos...
Agradeço já os vossos conselhos, até porque a minha mensagem não é pequena, mas tenho mesmo que saber porque ontem apanhei uma chuva muito forte à saída de uma formação e não tinha equipamento de chuva. Nem teve piada... Só pensava se o meu telemóvel que tanto me custou a comprar se ia estragar! Razz

Mais uma vez, agradeço as vossas opiniões e experiências!

Um abraço
Fred
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 12:16

1 - Se a viseira embacia-te por dentro, compra um pinlock. O XR1000 deve de ter suporte incorporado, e elimina o embaciamento. No meu XR1100 se abrir a ventilação no queixo é suficiente para desembaciar os óculos (até agora tem sido), em andamento.

2 - Supões que não és visto. Nunca andes pararelo com carros, ou mais a frente, ou mais atrás. Isto também se aplica de dia. Circular em ângulos mortos dos espelhos dos carros, é um não. Nunca sabes quando decidem mudar de faixa, e por norma não te vêem.
Verifica se as luzes funcionam, travagem e presença atrás. De noite as luzes vêm-se bem, não deixes é veículos colarem-se à tua traseira, principalmente camiões, porque devido à altura, não te vêm, e muito menos as tuas luzes, e se por algum motivo cais, arriscas-te a que te passem por cima. Isto é mais frequente é com idiotas em automóveis.
Fazes tudo como se não fosses visto, e à partida não tens problemas.

De noite, tens de ter muito cuidado é com uma coisa, lixo no chão, gravilha, ramos de árvores, terra, que muitas das vezes quando os vês, já estás em cima. Por isso, conduz descontraidamente, e evita abusos. Nestas condições, se já for tarde, evita travar. Não é uma pedrinha de gravilha que te manda ao chão à partida, não "paniques" Razz

Vai-te adaptando, aprendendo a sentir a aderência que tens, etc... Começa devagar, e tudo começará a sair normalmente. Atenção aos pisos polidos, e com óleo. Pisos maus em seco, são 1000x pior em molhado. Devagarinho em rotundas, atenção às tampas de esgoto, traços brancos na estrada molhados também são muito escorregadios...

E relaxa, esquece o estares atrasado, a pressa de sair da chuva, esquece preocupações, pensamentos abstractos, foca-te na estrada, no que está à tua volta, no piso, etc.

3 - Eu geralmente apenas ando com o casaco impermeável, ligado por feixo às calças impermeáveis (uso as calças de ganga por baixo), botas de moto, capacete, balaclava de pescoço, luvas impermeáveis. E basicamente é isso. Só entra alguma humidade/água me casos de chuva intensa, e prolongada.

Telemóveis & cia, ou deixo na Topcase, ou nas calças de ganga, que estão por baixo das impermeáveis.

Falta esclarecer alguma coisa? Razz


Edit: Se tiveres os pneus de origem (dunlop d222), modera ainda mais a velocidade à chuva, em piso normal +- agarram, se tem óleos e chão polido.... é melhor andares devagar-devagarinho-parado.
Ir para o topo Ir para baixo
fred91
Honda Monkey
avatar

Número de Mensagens : 99
Idade : 33
Localização : Porto
Mota/Modelo : CBR600F ABS
Data de inscrição : 31/03/2014

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 12:59

Obrigado pelos conselhos, daikoni! Smile
Quanto ao capacete, eu já tenho pinlock mas a água que se acumula na viseira é que me faz reduzir muito a visibilidade... Se bem que mesmo com pinlock se for parado ou a andar devagar também embacia um bocadito mesmo com a ventilação do queixo aberto mas quando assim é eu abro um bocadinho a viseira e passa. Mas já agora peço-te que vejas o filme para saberes do que estou a falar, até porque se não usas isto, pode ser muito útil para ti também que andas muito à chuva também.




Todos os cuidados que referiste (ou quase todos) eu já tenho em conta mesmo com bom tempo. Também já tinha visto que dizes mal dos pneus de origem! Razz Aliás, assim que trocar de pneus vou trocar para uns iguais aos teus, já que tens a mesma mota que eu tenho e a tua utilização é a mesma que a minha será. Eu ontem quando peguei na mota tinha água da chuva um pouco abaixo dos tornozelos e só pensava "o daikoni do fórum disse que estes pneus eram um treta à chuva por isso já vou ao chão!". Conclusão disso é que não passei os 40km/h e a curvar acho que ia tão devagar que só virava mesmo o guiador e a inclinação mínima! Razz Mas foi tranquilo (viagem de 10min em cidade)!
Já agora, dizes que entra alguma humidade/água com muita chuva. Que marca de equipamento de mota tens? São em goretex ou são impermeáveis da marca do casaco (tipo como a spidi usa a tecnologia deles h2out)?

Mais uma vez obrigado pelos conselhos e vou ter em conta todos eles! Very Happy

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 13:33

São ambos Dainese, D-Dry (tal como o h2out, etc, é a mesmo porcaria da Dainese).
Quando entra humidade/alguma água em zonas pontuais, é carga de água mesmo intensa, durante mais de 30min a cair oceanos dos ceús... Razz

O vídeo só posso ver em casa, tenho o youtube bloqueado aqui no trabalho.. Razz

Os pneus, como disse, depende do piso em que andas. Em piso seco até são bonzinhos, em chuva, não têm nada a ver com os PR3 que tenho.

Se fazes muitos km's, e queres pneus que durem, e que dê para chuva, usa os Pilot Road 3 ou Roadsmart 2.
PR3 são melhores na chuva, mas os RS2 são bastante melhores no seco, aquecem e agarram melhor. É questão de preferência.

Em relação há água acumulada no exterior da viseira, ou passas a mão a limpar, ou arranjas um spray daqueles meio-gordurosos (anti-embaciamento, repelente de água) próprios para isso para ajudar a escorrer a água.
Com a viseira deste novo capacete não tem sido grande problema para mim (por enquanto). O antigo já me chateava que passava mais tempo com a mão a limpar, do que no guiador... Razz

_________________________________________
Primeira grande molha do ano.... R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3610
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 13:46

Amigo, tudo o que tenha membrana em Gore-Tex "verdadeira" é sempre melhor que todas as demais membranas de cada marca - isto é Universal.
Basta atentares que os casacos mais caros dentro de cada marca são os de Gore-Tex e os mais baratos são os D-Dry, H2Out etc e tal.

Podes sempre usar o calçado normal e pores antes umas capas em nylon próprias para usar por cima do calçado comum - são 100% impermeáveis e evitas teres de andar com botas de moto e teres os sapatos ou ténis no trabalho:
http://www.dainese.com/eu_en/copristivali-19548.html
Há mais barato e mais caro, eu tenho da Alpinestars e foram mais baratas na altura. Nunca molhei os ténis.

Tens Top-Case na moto? Podes sempre adaptar por baixo dos "vidrinhos" vermelhos do mesmo duas ou uma tira com leds de modo a que acendam em simultâneo com o farolim quando travas - é uma espéce de "3ª luz de stop" para motos...

Uma viseira com pin-lock não embacia nem que a vaca tussa! Pode estar mal vedado, e se assim for, retira, limpa com uma fibra própria e ao colares de novo, besunta as bordas de silicone com pó de talco - sem sujar o "interior" da película.

Acima de tudo, à chuva, suavidade de reacções, antecipação e calma.
Pensar que os "enlatados" vão fazer mer$a e evitar grandes proximidades.
E rotação mais baixa que o "normal" em tempo seco - mudança acima! Menos potência, reacções menos intempestivas.

De resto, subscrevo o que o Daikoni disse basicamente.

Boas curvas
Ir para o topo Ir para baixo
fred91
Honda Monkey
avatar

Número de Mensagens : 99
Idade : 33
Localização : Porto
Mota/Modelo : CBR600F ABS
Data de inscrição : 31/03/2014

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 13:57

Ah ok! Então é pouco provável que eu fique molhado digo eu... Demoro max 15min a chegar ao trabalho.
O vídeo é precisamente uma demonstração de um desses repelentes de água. É que eu passo efectivamente mais tempo com a mão na viseira do que no guiador quando chove!  Razz 
Quanto aos pneus ainda falta uns tempos porque apesar de já ter a mota há 5 meses a verdade é que ainda nem 1000km fiz! Razz Mas vou fazer agora mais quando começar a trabalhar. Acho que lá para setembro de 2016 já precise de trocar de pneus! xD

Mas mais uma vez muito obrigado pelas opiniões que me deste Dinis! Eram perguntas que eu tinha desde que decidi que a mota ia ser o meu transporte de eleição e estava um pouco apreensivo quanto a isso...

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 14:03

MotardFeio escreveu:
E rotação mais baixa que o "normal" em tempo seco - mudança acima! Menos potência, reacções menos intempestivas.

Nisto nas de 4 cilindros, até porque elas têm a força toda lá em cima, e podem ser mais violentas, da mesma maneira que cá em baixo são suaves.
Mas ele tem uma 500 como a minha, não gosto de andar abaixo das 4500 à chuva. A mota é menos suave, que em altas, mais sensível ao acelerador, soluça mais.

Mas isto tem a ver com a preferência de cada um, e eu tb gosto de ter força para acelerar a saída das curvas... Razz

_________________________________________
Primeira grande molha do ano.... R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
fred91
Honda Monkey
avatar

Número de Mensagens : 99
Idade : 33
Localização : Porto
Mota/Modelo : CBR600F ABS
Data de inscrição : 31/03/2014

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 14:16

MotardFeio escreveu:
Amigo, tudo o que tenha membrana em Gore-Tex "verdadeira" é sempre melhor que todas as demais membranas de cada marca - isto é Universal.
Basta atentares que os casacos mais caros dentro de cada marca são os de Gore-Tex e os mais baratos são os D-Dry, H2Out etc e tal.

Podes sempre usar o calçado normal e pores antes umas capas em nylon próprias para usar por cima do calçado comum - são 100% impermeáveis e evitas teres de andar com botas de moto e teres os sapatos ou ténis no trabalho:
http://www.dainese.com/eu_en/copristivali-19548.html
Há mais barato e mais caro, eu tenho da Alpinestars e foram mais baratas na altura. Nunca molhei os ténis.

Tens Top-Case na moto? Podes sempre adaptar por baixo dos "vidrinhos" vermelhos do mesmo duas ou uma tira com leds de modo a que acendam em simultâneo com o farolim quando travas - é uma espéce de "3ª luz de stop" para motos...

Uma viseira com pin-lock não embacia nem que a vaca tussa! Pode estar mal vedado, e se assim for, retira, limpa com uma fibra própria e ao colares de novo, besunta as bordas de silicone com pó de talco - sem sujar o "interior" da película.

Acima de tudo, à chuva, suavidade de reacções, antecipação e calma.
Pensar que os "enlatados" vão fazer mer$a e evitar grandes proximidades.
E rotação mais baixa que o "normal" em tempo seco - mudança acima! Menos potência, reacções menos intempestivas.

De resto, subscrevo o que o Daikoni disse basicamente.

Boas curvas

Estou a ver... Mas acho que para a utilidade que vou dar serve o h2out não? Estamos a falar de uns 30 km/dia em cidade (15km para o trabalho + 15km para casa).
Também considerei essas capas para os sapatos mas tenho medo que se cair ou assim rebente com os sapatos (que não são baratos) e pior que isso, rebente com os meus tornozelos... Mas é uma questão de ir vendo como me sinto e se depois achar que se justifica, na altura comprarei. Eu vi da xpd (spidi) a 30€. Arranja-se mais barato?
Também tenho top-case e andei a ver se encontrava um kit de luzes para pôr lá mas não encontrei nem sei quanto custa... Só encontrei para outros modelos. A minha top-case é uma givi b47 tech.

Bem eu nem sabia que o pinlock era vedado... Quando comprei o capacete o gajo da loja limpou muito bem a viseira e o pinlock e quando sai do stand ela começou a embaciar um bocado (estava a chover e eu estava parado porque também tinha ido buscar a mota e estava a ver os controlos dela, como funcionava tudo, etc). Liguei para o stand quando cheguei a casa e disseram-me que era normal embaciar um bocado se fosso tempo de chuva e frio e a velocidades baixas ou parado. Dai eu deixei estar...

Quanto ao comportamento da estrada, eu costumo fazer de conta que ninguém me vê e por isso tenho que ser eu a controlar as minhas reacções e as dos outros por isso acho que estou mais ou menos preparado. Além disso ando bastante devagar e dentro dos limites porque a minha experiência com motas ainda é curta... O meu maior problema como referi antes é mesmo o facto da falta de visibilidade quando chove por causa da água na viseira, que faz com que a minha leitura da estrada seja muito mais lenta. Tenho medo de não conseguir saber a posição de todos os carros à minha volta por causa da chuva, o que se torna perigoso...
Só para terminar, eu ando sempre na mudança acima porque estou ainda habituado aos carros. Dou por mim às vezes a ir a 2000rpm quando acelero e a mota não responde! Razz

Mas obrigado pelos teus conselhos! O que eu mais quero neste momento é preparar-me para o que vem aí por isso agradeço todos os conselhos que me puderem dar! Very Happy

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 14:18

Em relação aos pneus, só para 2016??

O traseiro original só me durou 7000km até às marcas, e aqui troquei ambos. Andei só cerca de 2 meses com eles... mas também não tenho a condução mais suave do mundo.

O que já ví, é que é um pneu traseiro PR3 e uma corrente, duram o mesmo... (18-20k) Razz

_________________________________________
Primeira grande molha do ano.... R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
fred91
Honda Monkey
avatar

Número de Mensagens : 99
Idade : 33
Localização : Porto
Mota/Modelo : CBR600F ABS
Data de inscrição : 31/03/2014

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 14:18

daikoni escreveu:
Mas isto tem a ver com a preferência de cada um, e eu tb gosto de ter força para acelerar a saída das curvas... Razz
Tu tens pneus para isso! Eu já não acelero por norma, se o fizer à chuva, era uma vez um Fred! xD
Ir para o topo Ir para baixo
fred91
Honda Monkey
avatar

Número de Mensagens : 99
Idade : 33
Localização : Porto
Mota/Modelo : CBR600F ABS
Data de inscrição : 31/03/2014

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 14:24

daikoni escreveu:
Em relação aos pneus, só para 2016??

O traseiro original só me durou 7000km até às marcas, e aqui troquei ambos. Andei só cerca de 2 meses com eles... mas também não tenho a condução mais suave do mundo.

O que já ví, é que é um pneu traseiro PR3 e uma corrente, duram o mesmo... (18-20k) Razz
Se calhar exagerei um bocado!  Razz Eu tenho agora cerca de 2800km e se fizer 30 km/dia útil, chego a 7000km +/- em abril de 2015. Mais umas voltas que um gajo faz sempre, terei que trocar no primeiro trimestre de 2015. Há um bocado (sabe-se lá porquê) fiz uma média de 15km/dia que dava a troca em setembro/outubro de 2015, ou seja, 2016! Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 14:28

Se poderes andar com botas de moto, melhor. Protecções nunca é demais. Evita tornozelos partidos Razz

2000rpm? A mota usa disso?! Para mim a faixa de rpm nesta moto começa as 5000... abaixo disso só consigo andar em 1a, e alguns casos 2a... xD

H2out só tenho experiência com luvas. Não entra água, mas 30min sob chuva intensa começam a ficar húmidas por dentro... Não enchem de água, mas ficam húmidas. Enquanto andas nem dás por nada, sentes mais é quando as deixas arrefecer, e voltas a calçá-las...

Qualquer das maneiras acho que estas SPIDI são boas luvas, não aquecem demasiado em temperaturas razoáveis, e mantêm a temperatura em baixas. Abaixo dos 5ºC começam-me a gelar os dedos no entanto.

_________________________________________
Primeira grande molha do ano.... R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 14:32

fred91 escreveu:

Se calhar exagerei um bocado!  Razz Eu tenho agora cerca de 2800km e se fizer 30 km/dia útil, chego a 7000km +/- em abril de 2015. Mais umas voltas que um gajo faz sempre, terei que trocar no primeiro trimestre de 2015. Há um bocado (sabe-se lá porquê) fiz uma média de 15km/dia que dava a troca em setembro/outubro de 2015, ou seja, 2016! Razz

Se só tens 1000km nas mãos, devem de te durar bem mais que 7000, deves de ser bem mais meiguinho com o acelerador, tanto para conseguires andar abaixo das 4000.... Razz

Vais ver que daqui a 3000-4000km, já não consegues andar assim, começas a perder a proeza de andar em baixas...
Ir para o topo Ir para baixo
fred91
Honda Monkey
avatar

Número de Mensagens : 99
Idade : 33
Localização : Porto
Mota/Modelo : CBR600F ABS
Data de inscrição : 31/03/2014

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 14:40

daikoni escreveu:
Se só tens 1000km nas mãos, devem de te durar bem mais que 7000, deves de ser bem mais meiguinho com o acelerador, tanto para conseguires andar abaixo das 4000.... Razz

Vais ver que daqui a 3000-4000km, já não consegues andar assim, começas a perder a proeza de andar em baixas...
Quanto ao futuro não sei, mas pelo menos agora acho que a minha mota está toda presa porque eu mudo de mudança quando ouço a mota a gritar mas eu acho que ela só vai para aí nas 4k-5k rpm! xD

Pá eu tive sempre carros a gasoleo por isso mudar para um veículo a gasolina faz-me um bocado de impressão o barulho que sai das rotações acima de 5k rpm! Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitimesetembro 11th 2014, 14:57

Eu também era um pouco assim quando comecei...

Agora faz-me impressão esta moto não passar das 8500.... Não anda nada!!

A mota só ganha realmente força às 6000rpm, e abaixo das 5000rpm é morta. Se andas nessa rotação, nem andas na rotação usável, é normal que esteja "presa"... Não é como um carro a gasóleo que tem força desde o relantim... Razz

Habitua-te a andar nas 4000-5000rpm pelo menos, menos que isso até estás é a deixar o motor em esforço, estragas mais do que poupas o motor, e não tens melhores consumos, porque nessa rpm nem sequer é eficiente. Para consumos já vi que nesta mota o ideal é às 5000rpm, para tudo o que é mais que 3a mudança.

Resumidamente não ganhas nada em andar em baixíssimas...
Sobe as rpm, e a mota torna-se mais divertida... Very Happy

_________________________________________
Primeira grande molha do ano.... R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Primeira grande molha do ano.... Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira grande molha do ano.... Primeira grande molha do ano.... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Primeira grande molha do ano....

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» em memoria do meu amigo e para que sirva de exemplo!!!!
» romaria do pessoal do oeste ás docas 5ºfeira dia 09ABR com direto a molha!!
» Primeira Aula
» primeira vez R1 2010
» Primeira Mota

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: COMUNIDADE :: Histórias do motard-