InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarComo ser um bom Pendura! LojaComo ser um bom Pendura! V-deosComo ser um bom Pendura! Fotos
Como ser um bom Pendura! Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Como ser um bom Pendura!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Mammoth
CBR 125R
avatar

Número de Mensagens : 121
Idade : 59
Localização : Almada
Mota/Modelo : Honda Varadero xl1000
Data de inscrição : 25/10/2008

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejaneiro 8th 2010, 23:42

Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do Mototurismo que é o/a Pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência do Pendura é pouca:
O Pendura é "carne morta", (configurativo, porque não existe um outro termo gramático mais apropriado! :-)
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e colar nas costas do blusão do piloto.
1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do piloto. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o piloto tem perna curta, ou se a moto está carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário ‘engrenar’ a marcha ré.
3. Em movimento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás no final das rectas e dizer : “Olha que já não vejo nenhuma moto!”
4. O Pendura é o tesoureiro da equipe no que toca ao pagamento de portagens.
Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.

5. Igualmente, é o navegador da equipe.
6. O Pendura pode ajudar nas curvas, observando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no lugar onde a coluna muda de nome.
9. Não adormecer nunca.
10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nos suportes e não no
condutor.

11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só
desequilibra.

12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação.
13. O Pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e expressar a sua aprovação ou reprovação com apertos de joelhos, socos nas costas, etc, etc…
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h (o exemplo nas auto-estradas alemãs, claro), não se deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete,
os óculos ou o penteado.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.almadavelha.pt/MotarsDAlmadaVelha/
fernandes
CBR 400
fernandes

Número de Mensagens : 402
Idade : 48
Localização : leiria
Mota/Modelo : cbr 954 rr
Data de inscrição : 27/01/2009

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejaneiro 9th 2010, 01:19

Muito bom texto!!Concordo plenamente... Como ser um bom Pendura! Icon_twisted Como ser um bom Pendura! Icon_wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://rui.sfernandes@gmail.com
Mammoth
CBR 125R
avatar

Número de Mensagens : 121
Idade : 59
Localização : Almada
Mota/Modelo : Honda Varadero xl1000
Data de inscrição : 25/10/2008

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejaneiro 9th 2010, 02:56

Confesso que extraí algumas referências, mas achei por dever exbir este tipo de informação, entre outras na mesma (H)onda... :-D
obg.

MB
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.almadavelha.pt/MotarsDAlmadaVelha/
Sequeira
CBR 250
Sequeira

Número de Mensagens : 242
Idade : 38
Localização : Portimão
Mota/Modelo : CBR 600RR
Data de inscrição : 09/12/2009

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejaneiro 9th 2010, 02:58

Excelente! Concordo a 100% com todos os pontos, mas mais especificamente com o 13 Como ser um bom Pendura! Icon_twisted
Só eu sei o que sofro Como ser um bom Pendura! Lol
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejaneiro 9th 2010, 03:06

É por estas coisas que a minha motinha não tem lugar para pendura.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Mammoth
CBR 125R
avatar

Número de Mensagens : 121
Idade : 59
Localização : Almada
Mota/Modelo : Honda Varadero xl1000
Data de inscrição : 25/10/2008

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejaneiro 9th 2010, 03:13

se houver algo mais a acrescentar força, eu por exemplo aprendi estas dicas, (regras), mas não sei ser pendura, fui apenas uma vez na vida e senti-me mal, eu mesmo de carro se não o estiver a controlar fico mal dsposto, com toda gente, mesmo com os mais cautelosos.

MB
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.almadavelha.pt/MotarsDAlmadaVelha/
Maverick
CBR 400RR
Maverick

Número de Mensagens : 732
Idade : 47
Localização : Almada
Mota/Modelo : Honda CBR600F
Data de inscrição : 05/10/2008

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejaneiro 9th 2010, 12:01

Bem dito
Ir para o topo Ir para baixo
DiogoZR
CBR 400RR
DiogoZR

Número de Mensagens : 725
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR 600 RR 2005 Azul (Like No Other!)
Data de inscrição : 24/11/2009

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejaneiro 9th 2010, 12:13

Sim senhor pá, vou já por a minha "Maria" a ler o tópico!!

Sobretudo o ponto número 1.

Nunca caí por causa dela, mas às vezes ainda nem me meti completamente em cima da mota e ela já tá a tentar subir! lol

Parabéns pelo bom post!

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
chwuik
CBR 600F3
chwuik

Número de Mensagens : 2067
Idade : 42
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929
Data de inscrição : 20/09/2009

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejaneiro 9th 2010, 12:32

Bem visto Como ser um bom Pendura! Icon_biggrin

E acrescenta o mais importante: Não querer fazer curvas, sobretudo, atencipadas. Quem vai atrás não conduz!

hehe pelo menos já o disse à Maria umas quantas vezes Como ser um bom Pendura! Icon_razz
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejaneiro 9th 2010, 13:52

Sequeira escreveu:
Excelente! Concordo a 100% com todos os pontos, mas mais especificamente com o 13 Como ser um bom Pendura! Icon_twisted
Só eu sei o que sofro Como ser um bom Pendura! Lol

msm.. as mulheres gostam mt de opiniar sobre isto!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejaneiro 9th 2010, 13:56

xtugaz escreveu:
Sim senhor pá, vou já por a minha "Maria" a ler o tópico!!

Sobretudo o ponto número 1.

Nunca caí por causa dela, mas às vezes ainda nem me meti completamente em cima da mota e ela já tá a tentar subir! lol

Parabéns pelo bom post!

Abraços.


eu já fiz copy paste e mandei para o email dela...

há uns tempos ela aleijou-se quase parado pq começou a mexer-se na moto!
Ir para o topo Ir para baixo
TBatista
CBR 600F
TBatista

Número de Mensagens : 1247
Idade : 37
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : Cbr 600 FS
Data de inscrição : 08/07/2009

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejaneiro 14th 2010, 21:57

bem eu também já fiz o mesmo lol copy past para um mail e enviar a namorada lool
Ir para o topo Ir para baixo
SbKrR
CBR 600F4i
SbKrR

Pendura : O meu PIT adoraria :)

Número de Mensagens : 3262
Idade : 40
Localização : Torres Novas Home/ STR Work
Mota/Modelo : Actual: Honda Cbr 954 RR Sc50 ex-Suzuki Bandit 600N;ex- Sachs V5;ex- Zundapp Z3
Data de inscrição : 27/06/2009

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejaneiro 25th 2010, 00:26

Muito bom post,parabéns Smile agora se as mulheres começam a ler isto,vai ser um 31 do pior lol!
Ir para o topo Ir para baixo
nuno lopes
CBR 500R
nuno lopes

Número de Mensagens : 896
Idade : 50
Localização : benavente
Mota/Modelo : cbr 919 rr crf 450r
Data de inscrição : 16/10/2008

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimefevereiro 5th 2010, 14:43

a minha ex pendura era fenomenal nunca ninguem andou de moto comigo assim fosse em que moto fosse ,e em que situaçao fosse era realmente espectacular quem nos conheçe sabe do que falo
Ir para o topo Ir para baixo
Passadona
CBR 500R
Passadona

Número de Mensagens : 790
Idade : 48
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/08/2009

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimefevereiro 7th 2010, 15:26

Sou pendura e li com muita atenção todos os pontos! lololol Acho que faz sentido todas as advertências mesmo que no meu caso n sinta que se aplica, nunca quis ver a que velocidade ele conduz (prefiro questionar dps ehehehe), nunca acenei, no fundo qdo vou em cima da mota limito-me a estar sossegadinha, nunca se queixou de sentir peso qdo trava pois sempre fui bastante cuidadosa com as mãos no deposito....das unicas coisas que já se queixou em mim é que sou melhor pendura a curvar para a esquerda do que para a direita (ainda n percebi bem o porquê Smile mas de facto eu a conduzir o carro sempre fui mais destemida nas curvas para a esquerda, o outro "delito" que já cometi foi uns ligeiros apertões na barriga mas atenção eu sou pendura do Passadao quem o conhece a conduzir sabe!!!! o sr Kamikaze lolololol de qualquer maneira posso dizer que esses apertões foram bastante no incio dele ter a mota, sempre que vou tenta-me deixar o mais confiante possivel.
Ir para o topo Ir para baixo
skas
Honda Monkey
skas

Número de Mensagens : 13
Idade : 34
Localização : Viseu/Leiria
Mota/Modelo : Cbr125r
Data de inscrição : 18/05/2010

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimemaio 19th 2010, 12:57

Para mim o mais importante é mesmo nas curvas...! Tinha uma amiga minha que era uma péssima pendura, sempre que fazia uma curva e me começava a inclinar, ela tinha medo que a mota caísse e inclinava-se na direcção oposta Como ser um bom Pendura! Icon_silent Conclusão: a mota em vez de curvar ia em frente.

Também cheguei a apanhar pessoas que se inclinavam antes do tempo o que também desequilibrava bastante.

Tem que ser no timing correcto, nem antes nem depois Como ser um bom Pendura! Icon_smile
Ir para o topo Ir para baixo
powerslide
CBR 400RR
powerslide

Pendura : nota de 50 eur para a gasosa...!!!

Número de Mensagens : 612
Idade : 44
Localização : Num spot sempre longe da bofia...!!!!
Mota/Modelo : Honda VTR SP1 ... Yamaha R1 Crossplane ... Honda VFR 750 Street fight and Kawa Z1000 03
Data de inscrição : 12/04/2010

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimemaio 19th 2010, 13:03

muito bom post.....!!! muito util para muita gente....!!!! Wink Wink
Ir para o topo Ir para baixo
AMAS
CBR 600F2
AMAS

Número de Mensagens : 1628
Idade : 39
Localização : -
Mota/Modelo : R1
Data de inscrição : 01/08/2009

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimemaio 19th 2010, 13:42

ahahah qdo nao conduzia era boa pendura...............agora...........???????

o desastre...........mexo-me, dou "capacetadas", quero sempre ir com um olho na estrada e outro no velocimetro.......... aperto as pernas do condutor qdo me sinto insegura.......... ahahah vou escorregando ate ficar sentada no banco da frente travo com os joelhos. Curvas??? faço-as eu Como ser um bom Pendura! Icon_twisted


pendura??? só numa goldwing e mesmo assim........ Como ser um bom Pendura! Icon_razz
Ir para o topo Ir para baixo
Angel
CBR 600F2
Angel

Número de Mensagens : 1539
Idade : 52
Localização : Charneca da Caparica
Data de inscrição : 30/09/2008

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimemaio 22nd 2010, 19:45

Bem não me cabe a mim dizer se sou boa pendura ou não, só perguntando ao condutor.

Mas tenho em conta todos esses pontos.

Se por acaso estiver a transgredir algum, o condutor que diga alguma coisa
Ir para o topo Ir para baixo
Eugênio
CBR 500R
Eugênio

Pendura : Tânia / Lucas

Número de Mensagens : 885
Idade : 53
Localização : V.N. Gaia
Mota/Modelo : CBR 954 RR
Data de inscrição : 04/06/2010

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejunho 14th 2010, 23:42

Muitissimo bom...
Ir para o topo Ir para baixo
Maddog
CBR 650
Maddog

Pendura : Angel

Número de Mensagens : 5868
Idade : 52
Localização : margem sul - Charneca de Caparica
Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I
Data de inscrição : 26/09/2008

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejunho 14th 2010, 23:51

Bom post Mammoth

acrescentaria, para ser uma BOA pendura deve massajar as costas... ombros para relaxar e preparar para mais uma bela sessão de curvas.

eu tenho esse ponto a meu favor, eheheh

Right ANGEL?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejunho 15th 2010, 00:05

grande sorte.. a minha da-me é cabo das costas.. pois vai quase smp em cima de mim..

e bem n.. cabeçadas no meu capacete..

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Maddog
CBR 650
Maddog

Pendura : Angel

Número de Mensagens : 5868
Idade : 52
Localização : margem sul - Charneca de Caparica
Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I
Data de inscrição : 26/09/2008

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejunho 15th 2010, 00:08

LOLOL

Ó Edgar...ela está escaldada ctg é o que é

eheheh
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejunho 15th 2010, 00:13

é uma mariquinhas!! Twisted Evil

ainda por cima o escape faz mais barulho agora, ou seja.. mtas das vezes sem esticar mudanças... trocas as 3000, 3500, vou eu a 50/60 já me ta a apertar para ir mais de vagar.. estou lixadooooo!!!

aos poucos perde o medo, já no carro primeiro que se habituasse a minha condução desportiva.. houve mta "discução"!

mas sem stresse, td a seu tmp!!
Ir para o topo Ir para baixo
Maddog
CBR 650
Maddog

Pendura : Angel

Número de Mensagens : 5868
Idade : 52
Localização : margem sul - Charneca de Caparica
Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I
Data de inscrição : 26/09/2008

Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitimejunho 15th 2010, 00:16

uma dica.....
pinta lhe a viseira de negro, e compra-lhe uns abafadores de ruído Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Conteúdo patrocinado




Como ser um bom Pendura! Empty
MensagemAssunto: Re: Como ser um bom Pendura! Como ser um bom Pendura! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Como ser um bom Pendura!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Como "despachar" o pendura
» Como deve andar o pendura numa desportiva?
» como desmontar uma mota como ninguem quer a coisa!!!
» Colocar piscas como luz de presença e funcionarem como piscas
» Conforto do pendura?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Técnicas de condução-