InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarAs famosas guerras de gasolinas LojaAs famosas guerras de gasolinas V-deosAs famosas guerras de gasolinas Fotos
As famosas guerras de gasolinas Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 As famosas guerras de gasolinas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
rui francisco
CBR 400RR
avatar

Número de Mensagens : 683
Idade : 69
Localização : por ai.
Data de inscrição : 26/11/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 15th 2010, 22:52

Caros amigos já muito se falou por este pais fora da gasolina eu ponho a 95 octanas do jumbo e nunca notei nenhuma diferença significativa como pintam a meu ver as publicidades das outras marcas conhecidas a denegrirem as de linha branca será por estarem a perder clientela defende-se dizendo que estas são inferiores o que me leva a penssar no nosso pequeno Portugal as refinarias só são duas monopolio da galp agora ponho esta questão as da galp são boas as outras já não prestam mas no entanto são eles que a vendem pensso eu que temos aqui muita discução Gostaria de ouvir algem mais conhecedor da matéria
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 15th 2010, 23:54

Eu como não percebo nada disso, meto sempre Repsol 98 na moto e nos carros. Quando era fácil encontrar a BP 100 era a que usava, agora como é difícil de encontrar meto gasolina à porta de casa (Repsol) sempre 98. O carro da Sónia é a gasóleo, leva sempre o gasóleo especial normalmente da Repsol que é ao péde casa.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Aicilop
CBR 600F4i
Aicilop

Número de Mensagens : 3080
Idade : 43
Localização : Moita/Viseu
Mota/Modelo : Honda CBR 954rr Fireblade
Data de inscrição : 01/10/2008

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 16th 2010, 00:11

Os preços é que andam uma grande treta, ainda agora fui ver o preço do crude e este está nos 78 dolares, não consigo perceber o porque dos combustiveis estarem tão caros.
ISTO É UMA GRANDE ROUBALHEIRA É O QUE É.
Ir para o topo Ir para baixo
Aicilop
CBR 600F4i
Aicilop

Número de Mensagens : 3080
Idade : 43
Localização : Moita/Viseu
Mota/Modelo : Honda CBR 954rr Fireblade
Data de inscrição : 01/10/2008

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 16th 2010, 00:12

A unica diferença grande que se nota é mesmo o preço.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 16th 2010, 00:39

nisso concordo ctg aicilop!! Smile


o jam mete combustivel ha rico!!

ahahah
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 16th 2010, 00:41

A diferença é minima.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
TelmoAdriano
CBR 600F4
TelmoAdriano

Número de Mensagens : 2810
Idade : 35
Localização : Meda/Guarda
Mota/Modelo : Honda CBR 125R
Data de inscrição : 20/11/2008

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 16th 2010, 18:54

Todos vão comprar à Galp, mas é gasolina ou gasoleo em "bruto" depois cada marca junta uns tipos de aditivos. E aí está a diferênça!

E isso é importante para quem queira conservar o motor por muitos e longos anos, pois tem vários aditivos que protegem o motor, como por exemplo limpeza de valvulas, etc.

Para quem queira vender o veículo dentro de pouco tempo, já é vantajoso meter combustivel do mais barato. As famosas guerras de gasolinas Icon_wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://telmoadriano-fotografia.blogspot.com/
rui francisco
CBR 400RR
avatar

Número de Mensagens : 683
Idade : 69
Localização : por ai.
Data de inscrição : 26/11/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 16th 2010, 19:32

Telmo podes ter razão mas ainda á pouco tempo desmontei um motor de um carro de um cliente que só colocava 95 no jumbo e fez 70.000 klm e as valvulas e suas cedes estávam limpas e sem carvão e agora que tioria é que é que se pode usar perente estes factos não se esqueçam que a gasolina tem parametros mundiais estipolados para a venda de gasolina á saida da refinaria e se um motor estourar por isto estes senhores são chamado á perna acho que eles não gostam de arriscar ----- uma questão a bp vem já á muito tempo fazendo publicidade a dizer que a deles fazem mais klm o que eu afirmo é que é rigorosamente mentira tenho um jeep Honda a gasolina e quando atesto com bp este faz-me muito menos klm que os outros de linha branca já tenho falado com pessoas que me afirmam o mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
Raspunsen
CBR 400RR
Raspunsen

Número de Mensagens : 708
Idade : 38
Localização : Viana do Castelo
Mota/Modelo : CBR 125R '04
Data de inscrição : 06/08/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 16th 2010, 21:20

Só meti uma vez gasolina "alternativa" (E.Leclerc) na CBR 125R e jurei para nunca mais. Perde aceleração, perde ponta, perde a pouca alma que tem.
Um colega meu meteu na DTR125 gasolina no Intermarché e a mota até raters mandava... No carro só uso Galp e BP... não quero arriscar.
Ir para o topo Ir para baixo
AMAS
CBR 600F2
AMAS

Número de Mensagens : 1628
Idade : 39
Localização : -
Mota/Modelo : R1
Data de inscrição : 01/08/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 16th 2010, 21:52

alguem entendido na materia que trabalha na area uma dia explicou-me o porquê (vou dar valores ficticios pq nao os sei certos)

imaginando que por lei o gasoleo pode levar ate 15% por cento de agua, as marcas ditas "grandes" apenas colocam 10% enquanto as marcas brancas usam 15%.

Isto faz com que certas e determinados marcas ou motores sintam a diferença, e outros nem por isso.

nao sei se isto é verdd, mas deixo aqui a contribuição
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 16th 2010, 22:00

e que bom contributo...Wink

explica mt coisa e a teoria de andar mais km's e os veículos terem mais resposta com combustível de "marca"!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Surfer
CBR 600F
Silver_Surfer

Número de Mensagens : 1125
Idade : 48
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR Fireblade (SC59)
Data de inscrição : 23/03/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 16th 2010, 22:31

AGAS escreveu:
imaginando que por lei o gasoleo pode levar ate 15% por cento de agua, as marcas ditas "grandes" apenas colocam 10% enquanto as marcas brancas usam 15%.

Água no combustível??!?
Agas, desculpa dizer-te isto mas quem te disse isso estava claramente a gozar contigo. Ainda por cima se trabalha na área...


A composição química da gasolina é esta:

12% de n-hexano a n-nonano
11% de isómeros de alcanos e n-butano
5% de Ciclohexano e derivados
25% de buteno a hexeno
12% de 1-noneno
1% de tolueno
22% de xileno(s)
11% aromáticos de peso molecular mais alto

Se quiserem posso explicar o que são as octanas e o porquê de diferentes octanas não produzirem mais ou menos potência no motor. A potência variar com o número de octanas é um mito urbano. Outro mito urbano é "com mais octanas a gasolina é melhor". Tudo mitos mas isto dava um tópico porreiro só sobre o assunto gasolina e octanas...


CU
Hugo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.hugoramos.eu
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 16th 2010, 22:55

abre la o tópico então!! As famosas guerras de gasolinas Icon_cheers

agora fiquei curioso em saber!! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Surfer
CBR 600F
Silver_Surfer

Número de Mensagens : 1125
Idade : 48
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR Fireblade (SC59)
Data de inscrição : 23/03/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 16th 2010, 23:07

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.hugoramos.eu
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 17th 2010, 00:23

Água.
Os depósitos dos postos abastecedores de combustivém têm água.
A gasolina,mais leve que a água fica em cima desta. De qualque rmaneira os tubos de pesca da gasolina nunca chegam à água.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Silver_Surfer
CBR 600F
Silver_Surfer

Número de Mensagens : 1125
Idade : 48
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR Fireblade (SC59)
Data de inscrição : 23/03/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 17th 2010, 00:30

jam escreveu:
Água.
Os depósitos dos postos abastecedores de combustivém têm água.
A gasolina,mais leve que a água fica em cima desta. De qualque rmaneira os tubos de pesca da gasolina nunca chegam à água.

100% verdade e sabes porquê?

Porque assim as impurezas que possam existir na gasolina, mais pesadas do que ela própria, vão descendo, ultrapassam a "fronteira" entre a gasolina e a água e ficam no fundo do tanque dentro da água não voltando a subir. Smile

Assim a gasolina está sempre pura nos tanques das estações de serviço! Smile


CU
Hugo


Última edição por Silver_Surfer em janeiro 17th 2010, 00:38, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.hugoramos.eu
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 17th 2010, 00:34

E as próprias estações de serviço têm uma perda inicial, os tubos de pesca nem ao fim da gasolina chegam.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 17th 2010, 00:39

exactamente..

e pelo que sei... nas gasolineiras de marca branca, n investem em lavar os depósitos continuamente e como poupam nisso, conseguem baixar no valor do combustivel.

certoooo?
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 17th 2010, 00:41

não me parece que seja por aí que os preços são mais baixos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Silver_Surfer
CBR 600F
Silver_Surfer

Número de Mensagens : 1125
Idade : 48
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR Fireblade (SC59)
Data de inscrição : 23/03/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 17th 2010, 01:12

jam escreveu:
E as próprias estações de serviço têm uma perda inicial, os tubos de pesca nem ao fim da gasolina chegam.

Já estou um pouco enferrujado na arte do ASCII e tive de fazer uma garreia com as protecções do forúm...

Mas a esquemática de um tanque de combustível numa estação de serviço é assim:


___________________________________| |________
| - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | | - - - - - - -|
|- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -| |<----------|----- Tubo de aspiração
| - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | | - - - - - - -|
|- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -| |- - - - - - - |
| - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | | - - - - - - -|
|- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -| |- - - - - - - | <-- Gasolina
| - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | | - - - - - - -|
|- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -| |- - - - - - - |
| - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | | - - - - - - -|
|- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -| |- - - - - - - |
|- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - |
|____________________________________________|
| o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o|
|o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o | <-- Água
|____________________________________________|

Smile


CU
Hugo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.hugoramos.eu
chwuik
CBR 600F3
chwuik

Número de Mensagens : 2067
Idade : 42
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929
Data de inscrição : 20/09/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 17th 2010, 01:23

Muito bem, paciência para fazer um boneco As famosas guerras de gasolinas Icon_biggrin para quem não tenha percebido As famosas guerras de gasolinas Lol
Ir para o topo Ir para baixo
Bad4company
CBR 750
Bad4company

Pendura : Sagres/Super Bock... depende!

Número de Mensagens : 6407
Idade : 62
Localização : MAFRA
Mota/Modelo : BMW R 1100 RT
Data de inscrição : 25/04/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 17th 2010, 03:11

Eu meto qualquer uma... é-me indiferente pois ñ ando a fazer competição...nem de carro nem de moto.
Quero lá saber se puxa mais ou menos... quero é que ele ande. As famosas guerras de gasolinas Icon_cheers

Para mim basta que peguem de manhã... já tenho um dia feliz. As famosas guerras de gasolinas Icon_king

No carro uso 95 e na moto igual, ñ pq seja mais barata mas pq os construtores assim recomendam. As famosas guerras de gasolinas Icon_wink

Gostei das explicações. As famosas guerras de gasolinas Icon_wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.floraldesign.com.pt
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 17th 2010, 04:14

Que trabalheira Silver.
Mas está perfeitamente perceptível a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
AMAS
CBR 600F2
AMAS

Número de Mensagens : 1628
Idade : 39
Localização : -
Mota/Modelo : R1
Data de inscrição : 01/08/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 17th 2010, 07:55

Silver_Surfer escreveu:


Água no combustível??!?
Agas, desculpa dizer-te isto mas quem te disse isso estava claramente a gozar contigo. Ainda por cima se trabalha na área...


A composição química da gasolina é esta:

12% de n-hexano a n-nonano
11% de isómeros de alcanos e n-butano
5% de Ciclohexano e derivados
25% de buteno a hexeno
12% de 1-noneno
1% de tolueno
22% de xileno(s)
11% aromáticos de peso molecular mais alto

Se quiserem posso explicar o que são as octanas e o porquê de diferentes octanas não produzirem mais ou menos potência no motor. A potência variar com o número de octanas é um mito urbano. Outro mito urbano é "com mais octanas a gasolina é melhor". Tudo mitos mas isto dava um tópico porreiro só sobre o assunto gasolina e octanas...


CU
Hugo

é pena que o operador de biodiesel ja nao anda por aqui, e que tu tb conheces pessoalmente, para te explicar isso, pq ha percentagem dessa agua que entra no deposito e faz os tais pontinhos de ferrugem no final do deposito das motas......

claro que as percentagens foram irreais......aquilo deve ser 0,0000001


mas enfim, cada um fica com a sua, eu meto em qualquer uma


ahahah e nao estou a falar nas octanas.estou a falar das diferenças para as marcas brancas
Ir para o topo Ir para baixo
Lars
CBR 600F4i
Lars

Número de Mensagens : 3293
Idade : 38
Localização : Rio Tinto - Porto
Mota/Modelo : GSX-R 1000 K8
Data de inscrição : 22/03/2009

As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitimejaneiro 17th 2010, 14:35

Quando passou por aí um tópico a falar da Ultimate da BP também me dei ao trabalho e gasto de experimentar durante 3 ou 4 depósitos seguidos, para não existir a desculpa de que havia misturas dentro do depósito da mota.

O que eu notei mais foi deixar de existir aquele poço em baixas. A mota não soluçava nem que fosse a andar ao ralenti.
Quanto ao puxar melhor, notava-se ligeiramente, mas coisa pouca para o preço que era.
Em relação aos kms feitos ou médias mais baixas, nota-se um pouco. Conseguia baixar de quase 8 L/100 para 7,5. Isto em utilizações iguais e sempre com o mesmo condutor, eu!

Agora... Em relação ao preço não é bem como diz o Jam!
O preço nota-se e bem! Eu na altura que fiz isto pagava pela 95 no Jumbo 1,179€/litro. Na BP, a Ultimate custava-me 1,429€.
Agora façam contas!
Se atestarmos 15 litros (a minha média) é uma diferença de 3,75€!
Isto num depósito minúsculo de uma mota! Agora imaginem o que era num carro ou na conta mensal...
Eu que faço em média 1100 kms por mês, passava a gastar mais 20,63€! Dava para outro depósito da Jumbo e ainda sobrava.


Quantoa os mitos... Também já os ouvi de todas as formas e feitios! Até já ouvi falar em "calhaus" dentro dos depósitos de quem vai à Jumbo.
A verdade é que desde que estas bombas nasceram, os carros cá de casa nunca beberam de outra coisa e continuam a estar em boa forma.
Um deles é assistido na marca (Peugeot) e outro no mecânico. Nunca nenhum se queixou.

Quanto a preços acho que devia existir ainda mais concorrência! Mas o ideal era o monopólio deixar de ser apenas da Galp.
É que por mais que o Jumbo (por exemplo) tente ter os preços mais baixos sempre 10-11 cêntimos em relação à Galp, não podem fazer mais que isso pois o preço que eles pagam à Galp também vai aumentando ou descendo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




As famosas guerras de gasolinas Empty
MensagemAssunto: Re: As famosas guerras de gasolinas As famosas guerras de gasolinas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

As famosas guerras de gasolinas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Gasolinas. São todas iguais?
» Mentes Famosas
» Mentes famosas
» [Sabado 27/07] Porto-Mindelo-Viana do Castelo [Famosas bolas de Berlim do Zé Natario]
» "A palhaçada que vai nas comissões 2/5 "as famosas escutas"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: OFF-TOPIC :: Outros assuntos-