InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarOS PNEUS E O COMBUSTIVEL LojaOS PNEUS E O COMBUSTIVEL V-deosOS PNEUS E O COMBUSTIVEL Fotos
OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 OS PNEUS E O COMBUSTIVEL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
davidrr
CBR 600F2
davidrr

Número de Mensagens : 1538
Idade : 44
Localização : sintra
Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR
Data de inscrição : 23/09/2010

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 20th 2011, 15:17

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL



Sim. Os pneus são grandes “beberrões de combustível”. Muito pouca gente faz a ligação do consumo alto com a situação dos pneus. E são poucos os mecânicos que dão esta dica para seus clientes.

A calibragem incorreta dos pneus afecta diretamente o consumo de combustível, pois está relacionada ao arrasto produzido pela calibragem incorreta. Ou seja, quando o pneus estão com menos pressão que o recomendado é como se o carro andasse travado. Além disso, a calibragem incorreta, tanto para mais como para menos, provoca um desgaste irregular nos pneus.

Os pneus que sofrem desgaste irregular, além de aumentar o consumo de combustível, afectam a condução (o volante fica mais pesado), diminuem a capacidade de travagem, provocam o desgaste prematuro de rolamentos, amortecedores, borrachas e articulações da suspensão.

Quanto mais largo o pneu, maior o arrasto, logo, maior o consumo de combustível. Algumas pessoas defendem que utilizar um pneu mais largo dá mais estabilidade nas curvas. É verdade! Mas esta seria a única vantagem se não fosse perigoso entrar em alta velocidade nas curvas.

Então, a dica é simples: Verifique semanalmente a calibragem dos pneus. E a cada 10.000 km, verifique o estado dos pneus, balanceamento e geometria. É uma questão de economia e, principalmente, segurança
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 20th 2011, 22:32

boa dica para quem n sabe.

por acaso já sabia e tento cumprir sempre para n ter dissabores.

mas por exemplo, n gosto do comportamento da mota por exemplo em curvas de serra, com as pressões ditas pela marca (2.8 atrás - 2.5 frente), quando assim é, antes vou a bomba e meto as que me inspiram mais segurança e propiciam a abusos (2.1-2.2 atrás e 1.9 a frente).

Ir para o topo Ir para baixo
Fisioterapeuta
CBR 600RR
avatar

Pendura : Espaço

Número de Mensagens : 4122
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Zarolha
Data de inscrição : 04/03/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 21st 2011, 19:38

Porra... andas com os pneus vazios???? Por isso é que elas te acontecem... está explicado.... rendeer
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 21st 2011, 19:44

vazios? anda normalmente com o que diz a marca, mas posso-te adiantar que a mota salta menos com menos ar e em caso de levares pendura a mesma sente menos os buracos e assim.

Ir para o topo Ir para baixo
Fisioterapeuta
CBR 600RR
avatar

Pendura : Espaço

Número de Mensagens : 4122
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Zarolha
Data de inscrição : 04/03/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 21st 2011, 21:08

Ma tu andas de moto a pensar que a pendura sente menos os buracos??? Ai cum caraças... Nota buracos, vá de carro....

Ouve lá... sabes o que acontece com os pneus tão vazios como tu dzs que pões??? Ela não salta... fica muito mais pesada, não curvas tão bem e o risco de escorregar é maior...

Se me disseres que colocas 2.6 atrás e 2.2 à frente...ainda vá que não vá... mas ai é para andar a partir (pneu a ferver)... não é com penduras... agora 2.1-2.2 atrás e 1.9 a frente... Tu é que sabes!
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 21st 2011, 21:19

vou experimentar então com essas que aconselhas para ver como ela se porta...

ps: nestes novos que meti tem levado a pressão conforme manda a marca.
Ir para o topo Ir para baixo
Maddog
CBR 650
Maddog

Pendura : Angel

Número de Mensagens : 5868
Idade : 52
Localização : margem sul - Charneca de Caparica
Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I
Data de inscrição : 26/09/2008

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 21st 2011, 21:21

Fisioterapeuta escreveu:
Porra... andas com os pneus vazios???? Por isso é que elas te acontecem... está explicado.... rendeer

Bem realmente com essas pressões, a mota deve ter um comportamento!!!! ui iu

nas transições de curva devem ser um must.... parece que vais a curvar com o barco do Bad... Twisted Evil

Ed. Mete a pressão correcta, não inventes para não te dares mal.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 21st 2011, 21:26

pois a questão é que n fui eu que inventei, foi o filtan que me aconselhou e n desgostei, mas acho que vou mesmo manter como tem andado agora smp certinha.
Ir para o topo Ir para baixo
Fisioterapeuta
CBR 600RR
avatar

Pendura : Espaço

Número de Mensagens : 4122
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Zarolha
Data de inscrição : 04/03/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 21st 2011, 21:41

Isso é bom para quem anda mesmo no limite.. e o pneu aquece que se farta... o que significa que a pressão aumenta... Mas não inventes e coloca o indicado!
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 21st 2011, 21:50

sim desde que meti estes ainda n mexi nas pressões, ainda ontem sai com ela passado 1 semana de tar parada e como smp, foi ir a bomba meter gota e meter ar nos pneus Smile

obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 21st 2011, 22:09

davidrr escreveu:
OS PNEUS E O COMBUSTIVEL



Sim. Os pneus são grandes “beberrões de combustível”. Muito pouca gente faz a ligação do consumo alto com a situação dos pneus. E são poucos os mecânicos que dão esta dica para seus clientes.

Nem é preciso o mecânico dizer nada.

A calibragem incorreta dos pneus afecta diretamente o consumo de combustível, pois está relacionada ao arrasto produzido pela calibragem incorreta. Ou seja, quando o pneus estão com menos pressão que o recomendado é como se o carro andasse travado. Além disso, a calibragem incorreta, tanto para mais como para menos, provoca um desgaste irregular nos pneus.

Os pneus que sofrem desgaste irregular, além de aumentar o consumo de combustível, afectam a condução (o volante fica mais pesado), diminuem a capacidade de travagem, provocam o desgaste prematuro de rolamentos, amortecedores, borrachas e articulações da suspensão.

O guiador pá. Volante têm as latas e os motores.

Quanto mais largo o pneu, maior o arrasto, logo, maior o consumo de combustível. Algumas pessoas defendem que utilizar um pneu mais largo dá mais estabilidade nas curvas. É verdade! Mas esta seria a única vantagem se não fosse perigoso entrar em alta velocidade nas curvas.

Então, a dica é simples: Verifique semanalmente a calibragem dos pneus. E a cada 10.000 km, verifique o estado dos pneus, balanceamento e geometria. É uma questão de economia e, principalmente, segurança

Sempre achei que calibragem seria à roda toda para a equilibrar com pesos. Calibrar as rodas.

A cada 10000 km já troquei duas vezes de pneus pá. Olho para eles a cada 1000 a ver como estão.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Kuhn
CBR 500R
Kuhn

Pendura : Neusa

Número de Mensagens : 775
Idade : 43
Localização : Almada
Mota/Modelo : CBR 600 F 2005
Data de inscrição : 16/12/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 21st 2011, 22:25

Fisioterapeuta escreveu:
Porra... andas com os pneus vazios???? Por isso é que elas te acontecem... está explicado.... rendeer
lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Kuhn
CBR 500R
Kuhn

Pendura : Neusa

Número de Mensagens : 775
Idade : 43
Localização : Almada
Mota/Modelo : CBR 600 F 2005
Data de inscrição : 16/12/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 21st 2011, 22:31

jam escreveu:


Sempre achei que calibragem seria à roda toda para a equilibrar com pesos. Calibrar as rodas.

A cada 10000 km já troquei duas vezes de pneus pá. Olho para eles a cada 1000 a ver como estão.

Poix!Mas para calibrar uma roda, também é necessário ter a pressão correcta nos pneus, topas? lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Kuhn
CBR 500R
Kuhn

Pendura : Neusa

Número de Mensagens : 775
Idade : 43
Localização : Almada
Mota/Modelo : CBR 600 F 2005
Data de inscrição : 16/12/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 21st 2011, 22:44

Edgar se por ventura nos cruzarmos a andar de mota, eu vou ter em conta que tens os pneus vazios, e ao entrar em curva AFASTA-TE DA MINHA MOTA lol!
Ir para o topo Ir para baixo
SbKrR
CBR 600F4i
SbKrR

Pendura : O meu PIT adoraria :)

Número de Mensagens : 3262
Idade : 40
Localização : Torres Novas Home/ STR Work
Mota/Modelo : Actual: Honda Cbr 954 RR Sc50 ex-Suzuki Bandit 600N;ex- Sachs V5;ex- Zundapp Z3
Data de inscrição : 27/06/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 22nd 2011, 00:38

Boa dica cheers cheers

ED tou com o Kuhn
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 22nd 2011, 15:47

vão os dois pastar....

kuhn ve se te juntas a malta nas voltinhas pah, aqui é só conversa da treta.. está tudo rectificado Wink

ps: eu nas curvas fico para trás, assim ninguém ve as vergonhas... Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Kuhn
CBR 500R
Kuhn

Pendura : Neusa

Número de Mensagens : 775
Idade : 43
Localização : Almada
Mota/Modelo : CBR 600 F 2005
Data de inscrição : 16/12/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 22nd 2011, 21:32

Edgar_Oliveira escreveu:
vão os dois pastar....

kuhn ve se te juntas a malta nas voltinhas pah, aqui é só conversa da treta.. está tudo rectificado Wink

ps: eu nas curvas fico para trás, assim ninguém ve as vergonhas... Razz


por enquanto não pode ser, está a chover e porque vou de férias uma semana para Trás-os-Montes.

depois logo se vê, quando combinarem algo, digam qualquer coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
SbKrR
CBR 600F4i
SbKrR

Pendura : O meu PIT adoraria :)

Número de Mensagens : 3262
Idade : 40
Localização : Torres Novas Home/ STR Work
Mota/Modelo : Actual: Honda Cbr 954 RR Sc50 ex-Suzuki Bandit 600N;ex- Sachs V5;ex- Zundapp Z3
Data de inscrição : 27/06/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 22nd 2011, 21:45

Edgar_Oliveira escreveu:
vão os dois pastar....

kuhn ve se te juntas a malta nas voltinhas pah, aqui é só conversa da treta.. está tudo rectificado Wink

ps: eu nas curvas fico para trás, assim ninguém ve as vergonhas... Razz


lol! lol! lol! e se pagarmos um bilhete de circo podes ir á frente.....
Ir para o topo Ir para baixo
sadinobiker
CBR 600F
sadinobiker

Pendura : Sandra

Número de Mensagens : 1172
Idade : 52
Localização : SETUBAL
Mota/Modelo : CBR600RR08
Data de inscrição : 30/03/2010

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 22nd 2011, 22:48

Kuhn escreveu:



por enquanto não pode ser, está a chover e porque vou de férias uma semana para Trás-os-Montes.

depois logo se vê, quando combinarem algo, digam qualquer coisa.

Boas Trás-os-Montes?? és de que zona??
Ir para o topo Ir para baixo
Kuhn
CBR 500R
Kuhn

Pendura : Neusa

Número de Mensagens : 775
Idade : 43
Localização : Almada
Mota/Modelo : CBR 600 F 2005
Data de inscrição : 16/12/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 22nd 2011, 23:06

Não sou eu é a minha mulher, é de uma aldeia perto de alfândega da fé, para ser mais exacto chama-se vilar chão
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 22nd 2011, 23:18

Kuhn escreveu:



por enquanto não pode ser, está a chover e porque vou de férias uma semana para Trás-os-Montes.

depois logo se vê, quando combinarem algo, digam qualquer coisa.

fica atento ao topico dos encontros fixos Smile

boas férias Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 22nd 2011, 23:19

SbKrR escreveu:



lol! lol! lol! e se pagarmos um bilhete de circo podes ir á frente.....

achas? n sou exibicionista (pouco Razz), a frente só se for para as cavaladas e mesmo assim com calma ainda...
Ir para o topo Ir para baixo
sadinobiker
CBR 600F
sadinobiker

Pendura : Sandra

Número de Mensagens : 1172
Idade : 52
Localização : SETUBAL
Mota/Modelo : CBR600RR08
Data de inscrição : 30/03/2010

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 23rd 2011, 16:20

ok, eu sou natural da zona da Régua...

boas curvas e como disse o Edgar aparece nas voltinhas
Ir para o topo Ir para baixo
SbKrR
CBR 600F4i
SbKrR

Pendura : O meu PIT adoraria :)

Número de Mensagens : 3262
Idade : 40
Localização : Torres Novas Home/ STR Work
Mota/Modelo : Actual: Honda Cbr 954 RR Sc50 ex-Suzuki Bandit 600N;ex- Sachs V5;ex- Zundapp Z3
Data de inscrição : 27/06/2009

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 25th 2011, 00:55

Ir para o topo Ir para baixo
filtan
CBR 600F2
filtan

Pendura : Tania Carvalho

Número de Mensagens : 1620
Idade : 45
Localização : Almada City
Mota/Modelo : Gsxr1000k8
Data de inscrição : 26/08/2010

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitimeabril 27th 2011, 23:31

ora boas
voçes a maioria estao habituados a andar na mota com as pressoes de origem ou a ke o mecanico ou amigo lhes indica...
eu normalmente ando na minha mota da maneira k me faz sentir melhor

eu varias vezes experimento varias afinaçoes tanto de suspençoes como de pneus..
eu uso umas pressoes muito baixas e ando muito confortavel...

experimentem em nao ter base ou tabela de construtor e começem a experimentar varias pressoes e ai se calhar realmente vao pensar e falar doutra maneira...

ja agora nao afinei as suspençoes da mota pk por essas teorias temos de ir ao k a marca diz( as tabelas honda)

e ja agora vejam se diz la kual a pressao para andarem a xuva ???
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Empty
MensagemAssunto: Re: OS PNEUS E O COMBUSTIVEL OS PNEUS E O COMBUSTIVEL Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

OS PNEUS E O COMBUSTIVEL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» A importância do pneus nos consumos de combustível.
» combustivel
» combustivel
» bomba de combustivel cbr 600 de 99
» Eco'R a economizar até 12% de combustível

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Arquivo :: Mecânica & Truques-