Bom tópico, mas deixa-me fazer uma pequena correcção:
Existe "mitos" em que "maior área de contacto => maior aderência". Isto é errado.
É uma das coisas que aprendi na altura que tinha física, e para os cépticos (como alguns de nós, mesmo eu) fizemos experiências práticas, e medimos com aparelhos próprios, e verificamos que tanto fazia existir 1mm de área, como 10cm, como 100cm... A força de atrito é exactamente a mesma.
Existem apenas 2 coisas que definem a força de atrito: o material das superfícies (cada material tem um chamado "coeficiente de atrito" (que tem uma determinada variação dependendo se as superfícies estão estáticas, ou a mover-se, daí quando um veículo foge, supondo que não perder velocidade e a direcção continua a mesma, continua a fugir, o atrito estático é sempre superior ao atrito de movimento/derrapanço), e a força aplicada entre elas.
A força em condições normais (se excluir irregularidares do terreno, por exemplo, que faz com que a força esteja a variar), é dado pelo peso (e este acaba por ser anulado em termos de travagem, aceleração, curvas, etc, isto é, um veículo de 100g, faz o equivalente as 100g de força com o chão, mas só tem de parar (ou wtv) as 100g, inércia menor, um veículo de 100kg faz 100kg de força com o chão, mas também tem de parar 100kg.
Na prática, existe uma série de anulações de forças, que o que fica a interessar para as contas, é a borracha do pneu (mais macia/rija), e o chão em si. Boas suspensões ajudam a manter a força de contacto regular em piso irregular, ou seja, evita grandes variações da força de contacto nesta situação.
Esclarecimentos para os cépticos:
Então porque é que quando se enche demais os pneus, têm a tendência a perder aderência? Simples: endurecem (como se o material mudasse ligeiramente para um com menos atrito), e absorvem menos as vibrações do chão, que se resume no disse atrás. O oposto acontece para os menos cheios.
Então porque é que o meu carro com pneus largos tem mais aderência que o meu outro veículo de rodas de bicicleta? Simples também, se os pneus são mais largos, o peso é dividido por maior área -> logo menos desgaste -> logo podem por um material mais aderente sem comprometer a durabilidade. Neste caso ganham, mas não devido à área directamente.
Então e isto significa que todos os veículos, em condições ideais, deveriam parar à mesma distância? Em teoria se tivessem exactamente o mesmo material, forças aerodinâmicas (os automóveis usam o próprio vento para o pressionar contra a estrada, e ganhar uns pontos de atrito com isso), e todos tiverem força suficiente nos travões para aplicar a força máxima, sim. Tanto faz ser camião, automóvel ou mota. Daí os tempos por vezes não serem tão diferentes, pesando uma mota 200kg, ou um carro 1300kg.
Camiões costumam travar menos? Para já nem todos têm força de travões para aplicar a força máxima que os pneus aguentam (se bem que os mais modernos penso que sim), segundo, são veículos de carga, a borracha dos pneus não deve de ser "macia/aderente" como o dos carros e motas.
Além do que disse, o benefício dos pneus mais largos, é se apanham um "fio" de estrada escorregadio, podem ter a sorte de parte do pneu ainda estar na parte com aderência (digo, óleos, gravilha, etc).
Se ainda não acreditarem, façam um pouco de investigação de física
Por isso na prática o que o CBR666 disse é verdade, mas não é derivado da área de contacto. Em tudo o resto tenho de lhe dar razão!
EDIT: Epah, escrevi demasiado, desculpem lá o longoooo texto.