InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarA importância do pneus nos consumos de combustível. LojaA importância do pneus nos consumos de combustível. V-deosA importância do pneus nos consumos de combustível. Fotos
A importância do pneus nos consumos de combustível. Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 A importância do pneus nos consumos de combustível.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
CBR666
CBR 600F3
CBR666

Número de Mensagens : 2360
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR 600 RR e KTM SX-F 250
Data de inscrição : 17/10/2010

A importância do pneus nos consumos de combustível. Empty
MensagemAssunto: A importância do pneus nos consumos de combustível. A importância do pneus nos consumos de combustível. Icon_minitimejaneiro 25th 2014, 02:45

No uso regular em via publica os pneus são elementos fulcrais na segurança e no rendimento das nossas motas. Não basta apenas verificar se está dentro das tolerâncias de rasto ou a qualidade da borracha ou mesmo o seu DOT (data de fabrico). Muito pouca gente faz a ligação do consumo alto com a situação dos pneus.


• A pressão incorreta dos pneus afecta diretamente o consumo de combustível, quando os pneus estão com menos pressão que o recomendado faz com que o pneu tenha mais dificuldade de rodar no piso, o motor irá mais em esforço e para atingirmos as velocidade ou os regimes pretendidos, além de em andamento/curvar/travar/acelerar, deformam-se ainda mais, e os pneus das motas precisam de ter o seu formato normal em todas as situações para estabilidade e mesmo aderência.
Pressão excessiva endurece os pneus, o que faz com que absorvam menos as vibrações do chão, portanto, menos aderência.

• A calibragem incorreta, provoca um desgaste irregular nos pneus. Além de aumentar o consumo de combustível, afectam a condução (direcção instável) e diminui a capacidade de travagem, provocam o desgaste prematuro dos rolamentos e suspensão frontal.

• A alteração das medidas de origem dos pneus é outro ponto de relevo, quanto mais largo o pneu, maior a resistência, logo, maior o consumo de combustível. 
Algumas pessoas defendem que utilizar um pneu mais largo dá mais 
estabilidade nas curvas. Totalmente incorrecto, ao usar um pneu mais largo o angulo de curva obrigatoriamente irá ficar mais reduzido devido ao equilíbrio entre as medidas de rasto com o perfil do pneu na jante.

A importância do pneus nos consumos de combustível. 2nqayl5



Outros aspectos de segurança importantes a ter em conta nos pneus serão:

- Verificar se o pneus está bem montado em relação ao sentido de rotação.
- Verificar o índice de velocidade do pneu não é menor do que a velocidade máxima da mota.
- Verificar o índice de carga do pneu senão ultrapassa o peso da mota, condutor, pendura e carga que transportamos.

A importância do pneus nos consumos de combustível. 2qmosic


Última edição por CBR666 em janeiro 25th 2014, 19:13, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://ll-motors.pt
so usa
CBR 500R
so usa

Número de Mensagens : 943
Idade : 57
Localização : Santo Tirso
Mota/Modelo : CBR 1100XX Super Blackbird
Data de inscrição : 30/03/2010

A importância do pneus nos consumos de combustível. Empty
MensagemAssunto: Re: A importância do pneus nos consumos de combustível. A importância do pneus nos consumos de combustível. Icon_minitimejaneiro 25th 2014, 07:28

yes 
 fixe!
Ir para o topo Ir para baixo
http://crfsousa@hotmail.com
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

A importância do pneus nos consumos de combustível. Empty
MensagemAssunto: Re: A importância do pneus nos consumos de combustível. A importância do pneus nos consumos de combustível. Icon_minitimejaneiro 25th 2014, 14:46

Bom tópico, mas deixa-me fazer uma pequena correcção:

Existe "mitos" em que "maior área de contacto => maior aderência". Isto é errado.
É uma das coisas que aprendi na altura que tinha física, e para os cépticos (como alguns de nós, mesmo eu) fizemos experiências práticas, e medimos com aparelhos próprios, e verificamos que tanto fazia existir 1mm de área, como 10cm, como 100cm... A força de atrito é exactamente a mesma.

Existem apenas 2 coisas que definem a força de atrito: o material das superfícies (cada material tem um chamado "coeficiente de atrito" (que tem uma determinada variação dependendo se as superfícies estão estáticas, ou a mover-se, daí quando um veículo foge, supondo que não perder velocidade e a direcção continua a mesma, continua a fugir, o atrito estático é sempre superior ao atrito de movimento/derrapanço), e a força aplicada entre elas.

A força em condições normais (se excluir irregularidares do terreno, por exemplo, que faz com que a força esteja a variar), é dado pelo peso (e este acaba por ser anulado em termos de travagem, aceleração, curvas, etc, isto é, um veículo de 100g, faz o equivalente as 100g de força com o chão, mas só tem de parar (ou wtv) as 100g, inércia menor, um veículo de 100kg faz 100kg de força com o chão, mas também tem de parar 100kg.

Na prática, existe uma série de anulações de forças, que o que fica a interessar para as contas, é a borracha do pneu (mais macia/rija), e o chão em si. Boas suspensões ajudam a manter a força de contacto regular em piso irregular, ou seja, evita grandes variações da força de contacto nesta situação.

Esclarecimentos para os cépticos:

Então porque é que quando se enche demais os pneus, têm a tendência a perder aderência? Simples: endurecem (como se o material mudasse ligeiramente para um com menos atrito), e absorvem menos as vibrações do chão, que se resume no disse atrás. O oposto acontece para os menos cheios.

Então porque é que o meu carro com pneus largos tem mais aderência que o meu outro veículo de rodas de bicicleta? Simples também, se os pneus são mais largos, o peso é dividido por maior área -> logo menos desgaste -> logo podem por um material mais aderente sem comprometer a durabilidade. Neste caso ganham, mas não devido à área directamente.

Então e isto significa que todos os veículos, em condições ideais, deveriam parar à mesma distância? Em teoria se tivessem exactamente o mesmo material, forças aerodinâmicas (os automóveis usam o próprio vento para o pressionar contra a estrada, e ganhar uns pontos de atrito com isso), e todos tiverem força suficiente nos travões para aplicar a força máxima, sim. Tanto faz ser camião, automóvel ou mota. Daí os tempos por vezes não serem tão diferentes, pesando uma mota 200kg, ou um carro 1300kg.

Camiões costumam travar menos? Para já nem todos têm força de travões para aplicar a força máxima que os pneus aguentam (se bem que os mais modernos penso que sim), segundo, são veículos de carga, a borracha dos pneus não deve de ser "macia/aderente" como o dos carros e motas.

Além do que disse, o benefício dos pneus mais largos, é se apanham um "fio" de estrada escorregadio, podem ter a sorte de parte do pneu ainda estar na parte com aderência (digo, óleos, gravilha, etc).

Se ainda não acreditarem, façam um pouco de investigação de física Razz

Por isso na prática o que o CBR666 disse é verdade, mas não é derivado da área de contacto. Em tudo o resto tenho de lhe dar razão!

EDIT: Epah, escrevi demasiado, desculpem lá o longoooo texto.


Última edição por daikoni em janeiro 25th 2014, 14:56, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Teofilo
CBR 650
Teofilo

Pendura : Monoposto, I'm a a lonely

Número de Mensagens : 5534
Idade : 36
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600RR 2008
Data de inscrição : 15/01/2009

A importância do pneus nos consumos de combustível. Empty
MensagemAssunto: Re: A importância do pneus nos consumos de combustível. A importância do pneus nos consumos de combustível. Icon_minitimejaneiro 25th 2014, 14:51

Mais um excelente topico Tiago. . .
Ir para o topo Ir para baixo
CBR666
CBR 600F3
CBR666

Número de Mensagens : 2360
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR 600 RR e KTM SX-F 250
Data de inscrição : 17/10/2010

A importância do pneus nos consumos de combustível. Empty
MensagemAssunto: Re: A importância do pneus nos consumos de combustível. A importância do pneus nos consumos de combustível. Icon_minitimejaneiro 25th 2014, 14:59

daikoni, li atentamente a tua explicação e faz sentido, vou corrigir isso no tópico.
Obrigado Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://ll-motors.pt
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

A importância do pneus nos consumos de combustível. Empty
MensagemAssunto: Re: A importância do pneus nos consumos de combustível. A importância do pneus nos consumos de combustível. Icon_minitimejaneiro 25th 2014, 15:12

E também tens razão, e disseste e muito bem, em relação à pressão dos pneus e deformações.

Muito mais que nos carros, é a importância nas motas. Principalmente em termos de baixa pressão, porque em andamento/curvar/travar/acelerar, wtv, deformam-se ainda mais, e os pneus das motas precisam de ter o seu formato normal (arrendondado e estável) em todas as situações para estabilidade e mesmo aderência.

Em termos de alta pressão, perde pelo que já está dito, e perde a capacidade de absorção de irregularidades.

_________________________________________
A importância do pneus nos consumos de combustível. R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

A importância do pneus nos consumos de combustível. Empty
MensagemAssunto: Re: A importância do pneus nos consumos de combustível. A importância do pneus nos consumos de combustível. Icon_minitimejaneiro 25th 2014, 17:19

Mais uma fez parabéns Tiago e obrigado pela excelente informação  fixe! 
Daikoni eu também era um dos que acreditava nesse mito da maior área = maior aderência, obrigado por me esclareceres  fixe! 
Ir para o topo Ir para baixo
AVPrendas
CBR 600F4i
AVPrendas

Pendura : MMPrendas

Número de Mensagens : 3424
Idade : 39
Localização : Wonderland
Mota/Modelo : PCX / MTS '16 S Red
Data de inscrição : 22/10/2008

A importância do pneus nos consumos de combustível. Empty
MensagemAssunto: Re: A importância do pneus nos consumos de combustível. A importância do pneus nos consumos de combustível. Icon_minitimejaneiro 26th 2014, 08:27

Vejam o exemplo do WRC.
Quando andam no asfalto e quando andam em chuva, neve e em algum tipo de terra... Então na neve é que são finos!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pcxportugal.com
CARBONx_X
CBR 500R
CARBONx_X

Pendura : Jess_

Número de Mensagens : 844
Idade : 33
Localização : Açores , Ilha Terceira
Mota/Modelo : Kawasaki ninja zx6r 2008 limited edition
Data de inscrição : 21/05/2013

A importância do pneus nos consumos de combustível. Empty
MensagemAssunto: Re: A importância do pneus nos consumos de combustível. A importância do pneus nos consumos de combustível. Icon_minitimefevereiro 3rd 2014, 03:41

Grande tópico tanto da parte do Tiago como da do Dinis  paz!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




A importância do pneus nos consumos de combustível. Empty
MensagemAssunto: Re: A importância do pneus nos consumos de combustível. A importância do pneus nos consumos de combustível. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

A importância do pneus nos consumos de combustível.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» OS PNEUS E O COMBUSTIVEL
» Consumos cbr 125
» Consumos baixos cbr 600 f4
» consumos de 929rr
» Consumos CBR 600F4i 2001

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Arquivo :: Mecânica & Truques-