InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarProblema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 LojaProblema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 V-deosProblema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Fotos
Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 13:52

Verdade, eu não quero estar a atribuir culpas (quero lá saber de momento). Mas também não queria sair (ainda mais) prejudicado por algo que foi culpa de um deles.. seja quem for.

Já me basta ter de andar de um lado para o outro, as chatisses, etc. Se eu soubesse fazia a troca dos pneus na Honda, saia-me um bocado mais caro, mas poupava tudo isto, e se houvesse alguma coisa eles tinham a responsabilidade e garantia.

_________________________________________
Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
DavideVTR
CBR 600F
DavideVTR

Número de Mensagens : 1363
Idade : 43
Localização : Almada
Mota/Modelo : Honda VTR SP2
Data de inscrição : 27/10/2009

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 14:30

Essa sensação de queda que falas é normal...

Os pneus usados começam a ficar quadrados e os novos estão "redondos", dai essa sensação de queda...sofri do mesmo a uns anos...

Em relação a mecânicos, normalmente todos nós temos sempre um de "confiança", e por vezes mesmo implicando pagar um pouco mais certamente que se fica mais descansado.

é o mesmo quando fazemos obras em casa...se temos alguém de confiança, mesmo que seja ligeiramente mais caro, certamente que ficamos mais descansados...

Tenta arranjar um mecânico de confiança...é o que tenho...e quando preciso é ir lá...
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 14:36

DavideVTR escreveu:
Essa sensação de queda que falas é normal...

Os pneus usados começam a ficar quadrados e os novos estão "redondos", dai essa sensação de queda...sofri do mesmo a uns anos...

Em relação a mecânicos, normalmente todos nós temos sempre um de "confiança", e por vezes mesmo implicando pagar um pouco mais certamente que se fica mais descansado.

é o mesmo quando fazemos obras em casa...se temos alguém de confiança, mesmo que seja ligeiramente mais caro, certamente que ficamos mais descansados...

Tenta arranjar um mecânico de confiança...é o que tenho...e quando preciso é ir lá...

Sim, eu inicialmente pensei que fosse isso. Mas quando regulei a pressão para a recomendada, desapareceu esse efeito por completo.
Ir para o topo Ir para baixo
4N70N10
CBR 250
4N70N10

Número de Mensagens : 246
Idade : 46
Localização : Azeitão/Karimun (Indonésia)
Mota/Modelo : CBR1000RR
Data de inscrição : 20/11/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 16:17

Teoricamente a roda estava centrada antes de ter sido trocado o pneu. Se o afinador se soltou é porque quando montaram a roda não tensionaram os esticadores e se não o fizeram tão pouco a alinharam. 
Alem do mais se a rosca empenou é porque nem apertou o veio como devia ter feito, se o tivesse apertado acabarias só por perder as porcas do afinador da roda e com o andamento acabou por empenar o parafuso.
Já aprendeste, de certeza que da próxima vais verificar logo se a roda está centrada!

P.s. O Botas até nem é mau bicho, os azeiteiros são os funcionários (a meu ver).
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 16:26

Pois, como é que vejo se está bem centrada? Os parafusos checo de certeza da próxima vez se tão bem apertados... mas geralmente vamos ao mecânico, porque estamos a confiar mais nele do que na nossa azelhice... Tinha saído de lá descansado...

_________________________________________
Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
4N70N10
CBR 250
4N70N10

Número de Mensagens : 246
Idade : 46
Localização : Azeitão/Karimun (Indonésia)
Mota/Modelo : CBR1000RR
Data de inscrição : 20/11/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 16:34

Daikoni, para veres se está centrada centrada é veres no indicador de desgaste da corrente de ambos os lados (tens um rasgo na anilha do veio a apontar para o indicador de desgaste). Para veres se o veio está desapertado dá um biqueiro (para não sujares as mãos) na roda, se ela se descentrar o veio está desapertado. 
Como é que afinas a corrente?
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 16:55

4N70N10 escreveu:
Daikoni, para veres se está centrada centrada é veres no indicador de desgaste da corrente de ambos os lados (tens um rasgo na anilha do veio a apontar para o indicador de desgaste). Para veres se o veio está desapertado dá um biqueiro (para não sujares as mãos) na roda, se ela se descentrar o veio está desapertado. 
Como é que afinas a corrente?

Não afino... Vou ao mecânico, actual na Honda Razz
Eu só sei andar e mal... Hahaha.
Ir para o topo Ir para baixo
4N70N10
CBR 250
4N70N10

Número de Mensagens : 246
Idade : 46
Localização : Azeitão/Karimun (Indonésia)
Mota/Modelo : CBR1000RR
Data de inscrição : 20/11/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 16:59

Também lá vais para lubrificar a corrente? Deves morar mesmo ao lado do concessionário!

lol!  lol!  lol!  lol!  lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 17:06

4N70N10 escreveu:
Também lá vais para lubrificar a corrente? Deves morar mesmo ao lado do concessionário!

lol!  lol!  lol!  lol!  lol!

Bem, isso lubrifico eu... Também vejo o nível dos líquidos de vez em quando, mas pouco mais que isso.... Razz
De resto é por gasosa e andar!

Quando acabar a garantia começo eu a trocar o óleo e filtro, e ver se aprendo a fazer esse tipo de coisas.. que só não sei por preguicite, porque excepto afinação de válvulas e cenas assim, tudo o resto dá bem para fazer em casa.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 21:12

Então é assim, estive com o rapaz dos pneus mais uma vez, e ele mostrou-me uma coisa, e nisto ele tem razão. O encaixe é porca contra porca. Mesmo que ele ao mexer no veio da roda, e alguma coisa ficasse solta, aquelas 2 porcas nunca sairiam... se tivessem bem apertadas uma contra a outra...

Ele devia de ter verificado isto na montagem, é verdade. Mas a Honda também deve de ter culpa dos parafusos não estarem bem apertados...

_________________________________________
Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3628
Idade : 48
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992
Data de inscrição : 03/10/2008

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 21:42

só te vais chatear e não vais conseguir responsabilizar nem um nem outro pk o que monta os pneus diz que não precisa de mexer nos afinadores, e os da Honda vão te dizer que quando se mexe na roda de trás deves sempre rectificar a folga da corrente e o aperto dos esticadores...
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 22:03

Pois, essa é a conclusão que já cheguei....

_________________________________________
Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 22:07

Wolf escreveu:
só te vais chatear e não vais conseguir responsabilizar nem um nem outro pk o que monta os pneus diz que não precisa de mexer nos afinadores, e os da Honda vão te dizer que quando se mexe na roda de trás deves sempre rectificar a folga da corrente e o aperto dos esticadores...
X2, eu sou um amador nestas andanças, mas uma coisa digo, mudar o pneu só tirando e por o eixo é no mínimo estranho, pois tal como já tinha dito, assim que desaperto o eixo para ajustar a corrente, os esticadores ficam a chocalhar, aquilo fica tudo solto, pelo menos no nosso modelo... ou seja requer que se ajuste novamente porque aquilo está tudo interligado  scratch e o que mais me estranha nisto tudo é dizer-te que não mexeram nos afinadores ... eu não vejo outra forma senão a de ajustar os afinadores, mas se tiver enganado que me corrijam.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 22:13

Se desapertar fica solto sim, mas ao voltar a por, ele empurra o pneu para dentro e estica isso. Se os parafusos tiverem bem apertados como deviam, as coisas voltavam ao normal...

_________________________________________
Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 22:24

estive a ver no manual e o procedimento para colocação da roda traseira está bem explicito no ponto 3, 4 e 5:
Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Emfb
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 22:26

Também tinha visto, no manual em pdf em inglês.
Mas prontos, isso é o procedimento pela regra. Regras não costumam ser seguidas... evitava isto, é verdade.

_________________________________________
Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 22:30

Repara que no ponto 5 diz que após o aperto do eixo, apertar ligeiramente as porcas de afinação da corrente e depois apertar as contra-porcas, a falta deste pequeno passo pode ser o suficiente para que com a trepidação aquilo aos poucos se ir soltando... digo eu  scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 22:40

O efeito da porca e contra porca, é que se pressionam uma contra a outra. Por si só, mesmo que não estejam encostadas a mais nada, não mexem, a menos que estejam desapertadas. O ponto foi este.

A verdade é que acho que houve falhas de ambos os lados, e quem paga por isso vai ser o 3o... eu..

_________________________________________
Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 22:53

daikoni escreveu:
A verdade é que acho que houve falhas de ambos os lados, e quem paga por isso vai ser o 3o... eu..
Pois isso é que o pior...
Ir para o topo Ir para baixo
HugoCBR
CBR 600F
HugoCBR

Pendura : Monolugar

Número de Mensagens : 1434
Idade : 43
Localização : Portugal
Mota/Modelo : Yamaha YZF 600R Thundercat´96
Data de inscrição : 17/10/2008

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 7th 2014, 09:01

Já colocaste a hipotese de ter sido algum "amigo do alheio"... é que até á foto do cabo da roca a peça aparentemente estava boa... e de repente alargou...
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitimemaio 7th 2014, 09:55

Epah, acho que ninguém ia roubar uma porca no Cabo da Roca, cheio de gente, digo eu... só me afastei lá para tomar café...

Mas agora que me lembro, nas curvas do Cabo da Roca, a ir embora, a roda de trás fugiu-me numa curva, até comentei com o colega Xeyver. Nunca associei a tal coisa, porque nem sabia da situação... Aquela peça tem aspecto de ter batido nas porcas da cremalheira e ficar amassada por isso.
Pode ter sido aí que aconteceu...

Mas acho que acredito mais que estivesse mal apertado e se tivesse soltado aí, do que alguém lá a tirar-me a porca fora...

De resto também nunca me afastei da mota por muito tempo, e aqui no trabalho seria quase impossível fazerem alguma coisa. Há sempre alguém a ver, incluindo eu vejo-a com a frequência (está com vista directa da zona onde tomamos café).

_________________________________________
Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões) - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Problema na mota que poderia ser fatal!! (e preciso de opiniões)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

 Tópicos semelhantes

-
» Problema em por a mota em neutro .
» Problema na travagem da mota
» Problema nova mota cbr 1000F 1995
» problema: mota oscila a frente em altas velocidades
» Ajuda Problema a minha mota parou em andamento e não pegou mais

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Arquivo :: Problemas, Reparações & Manutenção-