InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarproblema: mota oscila a frente em altas velocidades Lojaproblema: mota oscila a frente em altas velocidades V-deosproblema: mota oscila a frente em altas velocidades Fotos
problema: mota oscila a frente em altas velocidades Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 problema: mota oscila a frente em altas velocidades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
chwuik
CBR 600F3
chwuik

Número de Mensagens : 2067
Idade : 42
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929
Data de inscrição : 20/09/2009

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 19th 2011, 20:55

Deparei-me a semana passada pela 1ªvez com um susto.

Desde que mudei o pneu da frente...

A frente começou a oscilar de repente e cada vez mais ia eu a 230...
Bem, numa naked, Hornet, pode ter sido uma perturbação no ar e/ou no pavimento que desencadeou a perturbação e a partir daí foi efeito ressonância.
O guiador começou a abanar de um lado para o outro, a mota começou a abanar cada vez mais, até eu "ficar com eles lá atrás" enquanto desenrolava o punho e travava com o travão de trás, numa breve tentativa de cancelar este efeito de ressonância. Isto em plena recta na CRIL.
Tudo bem, foi uma vez sem exemplo pensei eu...

No dia seguinte a caminho de casa, acontece-me o mesmo assim que passei dos 160~170km/h com pouca aceleração... E assim que comecei a sentir o mesmo, aliviei a pressão nos braços mantendo acelerador, não fosse estar a cometer um erro típico nestas situações que é, não deixar a frente tomar o seu rumo natural fazendo força com os braços, o que leva a este fenómeno de ressonância. Manteve-se o efeito, desacelerei e passou...

Se fosse numa mil em grande aceleração seria normal isto acontecer ficando a frente levezinha, mas também não foi o caso... Além do mais, é uma Hornet.

Psicológico ou não isto acontece sempre acima dos 180... é um facto, mais cedo ou mais tarde não tenho evitado estes sustos. Primeira lição para já, não passar dos 180 affraid

A grande pergunta que faço é: que motivos técnicos podem levar a este tipo de situações já que fui calibrar a roda novamente ao sítio onde montei o pneu? E está de facto bem calibrado... Será defeito do pneu?

Não alterei mais nada na mota, só o pneu e pastilhas da frente. Dantes dava 240 na boa, fora a porrada no corpo claro, e agora isto...

scratch
Ir para o topo Ir para baixo
NunoTeixeira
CBR 600F4
NunoTeixeira

Número de Mensagens : 2929
Idade : 39
Localização : Cascais
Mota/Modelo : CBR 600 rr 07
Data de inscrição : 27/10/2008

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 19th 2011, 21:07

Um bitoque -Tb não mexeste na afinação da suspensão traseira, desafinada pode

influênciar o comportamento da frente..Mas deixo para os mais entendidos..

Ir para o topo Ir para baixo
corsablue
CBR 600F
corsablue

Pendura : Nop

Número de Mensagens : 1267
Idade : 45
Localização : V.N.Gaia
Mota/Modelo : Cbr600f
Data de inscrição : 21/05/2010

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 19th 2011, 21:08

sinceramente nao estou a ver o teu problema.

mas experimenta reapertar todos os parafusos da frente, inclusive o parafuso da roda. talvez tenhas algo desapertado. vais por tentativas
Ir para o topo Ir para baixo
Doc_Daniel
CBR 600F3
Doc_Daniel

Número de Mensagens : 2078
Idade : 42
Localização : Lisboa / Bombarral
Mota/Modelo : Hornet 600 F8
Data de inscrição : 12/04/2009

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 19th 2011, 21:15

O mais certo é ser roda descalibrada, a minha nunca me chateou com isso.
Ja agora para estabilizar um pouco podes baixar um pouco a frente, eu fiz e ficou porreira pah...
Ir para o topo Ir para baixo
DavideVTR
CBR 600F
DavideVTR

Número de Mensagens : 1363
Idade : 43
Localização : Almada
Mota/Modelo : Honda VTR SP2
Data de inscrição : 27/10/2009

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 19th 2011, 21:17

Roda mal calibrada ou pressão dos pneus.

Possivelmente não deve estar boa.
Ir para o topo Ir para baixo
chwuik
CBR 600F3
chwuik

Número de Mensagens : 2067
Idade : 42
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929
Data de inscrição : 20/09/2009

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 19th 2011, 22:05

Vou chekar a pressão dos pneus... De qualquer forma o pneu tem 1 semana e não sinto falta de tracção à frente... Nunca perdi pressão com pneus novos mas há uma 1ª vez para tudo...

A frente já a baixei. Tenho esta afinação de suspensão jà há alguns meses, com menos pre-carga à frente (-2 voltas) e isto nunca me tinha acontecido.

O estanho é que até aos ~180 não se passa nada, não vibra, agarra-se bem ao chão, não vacila mesmo.
Se continuar vou pedir mesmo aos técnicos que me montaram o pneu (são de confiança e conheço Razz ) para fazerem um test-drive e sentirem eles próprios aquilo que estou a falar.

Já pensei em filmar o acontecimento, Doc, tens uma câmera que me emprestes para fazer a prova do acontecimento?


Última edição por chwuik em maio 19th 2011, 22:08, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
paulo cardoso
CBR 250R
paulo cardoso

Pendura : Carmo

Número de Mensagens : 366
Idade : 52
Localização : Austrália
Mota/Modelo : Honda-CBR 919
Data de inscrição : 27/06/2010

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 19th 2011, 22:07

Boas, tive um problema parecido com as pastilhas de travão na frente acima dos 22* Km a frente tremia muito depois apertei bem os travões entre 5 a 9 em sitio controlado deixou de fazer isso
tenta pode ser que não seja nada de especial
Ir para o topo Ir para baixo
chwuik
CBR 600F3
chwuik

Número de Mensagens : 2067
Idade : 42
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929
Data de inscrição : 20/09/2009

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 19th 2011, 22:11

Fiz uma boa rodagem às pastilhas também... As primeiras travagens suaves. muito suaves e gradualmente fui puxando por elas. E já as espremi um pouco com efeito "ketchup" lol! mas não descarto essa hipótese também.
Ir para o topo Ir para baixo
chwuik
CBR 600F3
chwuik

Número de Mensagens : 2067
Idade : 42
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929
Data de inscrição : 20/09/2009

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 19th 2011, 22:20

NunoTeixeira escreveu:
Um bitoque -Tb não mexeste na afinação da suspensão traseira, desafinada pode

influênciar o comportamento da frente..Mas deixo para os mais entendidos..


apenas mudei o pneu e as pastilhas, não mesci em mais nada. Com o pneu de origem não vacilava com este sim. Daí a dúvida, a roda foi calibrada minuciosamente hoje, e no regresso a casa, IC19, a 180 affraid

Se não for da pressão, será pneu defeituoso? Isso costuma acontecer?! study
Ir para o topo Ir para baixo
Doc_Daniel
CBR 600F3
Doc_Daniel

Número de Mensagens : 2078
Idade : 42
Localização : Lisboa / Bombarral
Mota/Modelo : Hornet 600 F8
Data de inscrição : 12/04/2009

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 19th 2011, 22:24

É raro mas acontece, não eras o primeiro.
Já vi duas coisas que não acreditava, uma foi um pneu montado ao contrario e a mota abanava a partir de uma certa velocidade e outra foi um pneu da frente que fazia a mota vibrar foi retirado e rodado um pouco na jante e deixou de abanar...
Ir para o topo Ir para baixo
paulo cardoso
CBR 250R
paulo cardoso

Pendura : Carmo

Número de Mensagens : 366
Idade : 52
Localização : Austrália
Mota/Modelo : Honda-CBR 919
Data de inscrição : 27/06/2010

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 19th 2011, 22:27

Também podes ter problemas com o pneu, tenta montar um velho e vê isso
Ir para o topo Ir para baixo
Maddog
CBR 650
Maddog

Pendura : Angel

Número de Mensagens : 5868
Idade : 52
Localização : margem sul - Charneca de Caparica
Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I
Data de inscrição : 26/09/2008

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 19th 2011, 22:34

Julgo que já todas as hipóteses foram apresentadas.

- pressão incorrecta
- calibragem incorrecta
- pneu mal montado.

Pode as caixas de direcção já não estarem de perfeita saúde, e ao se mexer com o peso da mota, isto é elevar e voltar a baixar tenha alterado algo com a caixa de direcção, verifica a folga das mesmas.



isto partindo do principio que nada mais foi mexido (afinações susp. pastilhas, alterações de carenagens, como vidro na frente, top case ) Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Kuhn
CBR 500R
Kuhn

Pendura : Neusa

Número de Mensagens : 775
Idade : 43
Localização : Almada
Mota/Modelo : CBR 600 F 2005
Data de inscrição : 16/12/2009

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 19th 2011, 22:57

Não tens nenhuma folga na coluna de direcção? Suspect
Ir para o topo Ir para baixo
Devilish
CBR 600F
Devilish

Número de Mensagens : 1108
Idade : 47
Localização : lisboa
Mota/Modelo : CBR 600fi 2001 & CBR 1000RR SP1
Data de inscrição : 28/01/2010

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 19th 2011, 23:27

pergunta: tens monorack???
o pneu que mudaste é semelhante ao traseiro???

vé a pressão dos dois pneus
Ir para o topo Ir para baixo
chwuik
CBR 600F3
chwuik

Número de Mensagens : 2067
Idade : 42
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929
Data de inscrição : 20/09/2009

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 20th 2011, 01:57

Nem monorack nem mais nada mesmo.
A Hornet só tem um dono, eu, e é nova, enfim, de Out2010, tem 9000km...

Falaram-me também, em óleo das suspensões, acho possível mas improvável.

o pneu velho já não o tenho...
Ir para o topo Ir para baixo
paulo cardoso
CBR 250R
paulo cardoso

Pendura : Carmo

Número de Mensagens : 366
Idade : 52
Localização : Austrália
Mota/Modelo : Honda-CBR 919
Data de inscrição : 27/06/2010

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 20th 2011, 08:28

A minhas suspensões precisam de ser carregadas estão em baixo
Tenta espremer a fundo os travões ou então vai trocar o pneu
Ir para o topo Ir para baixo
R12001
CBR 500R
R12001

Número de Mensagens : 764
Idade : 41
Localização : Viana do Castelo
Mota/Modelo : Yamaha YZF R1-'01
Data de inscrição : 02/02/2010

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 20th 2011, 09:50

De todoas as hipoteses aqi apresentadas, só me lembro de mais uma que é ter os discos empenados....

Não é muito comum mas pode acontecer. Já agora experimenta ir calibrar a roda noutro sitio, pode ser que a máquina deles tenha algum erro, só assim é que podes ter a certeza que não da roda descalibrada.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.shop4motos.com
chwuik
CBR 600F3
chwuik

Número de Mensagens : 2067
Idade : 42
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929
Data de inscrição : 20/09/2009

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 20th 2011, 14:15

obrigado pela ajuda pessoal, já fiquei com mais umas luzes.

Vou tentar descobrir, assim que souber digo qq coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
chwuik
CBR 600F3
chwuik

Número de Mensagens : 2067
Idade : 42
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929
Data de inscrição : 20/09/2009

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 24th 2011, 08:36

existe outra hipotese... Quando retiraram a roda (montada de origem) para mudar o pneu talvez algo na suspensão tenha sedido e ficado desequilibrado, sejam as molas, a altura das bainhas... amanhã vou à oficina outra vez...

Espero caso seja o caso, que possa acionar a garantia. Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
T@go
CBR 650
T@go

Pendura : ..............Sofia!!

Número de Mensagens : 5395
Idade : 47
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Hornet
Data de inscrição : 01/05/2009

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 24th 2011, 08:54

boas chwuik,

vai trocar o pneu, se com o antigo nao te fazia nada, so pode ser, so mudaste pneu e pastilhas uma delas será!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
Anonymous


problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 24th 2011, 11:11

Já tive um problema desses e era simplesmente pelo pneu da frente ser diferente do traseiro (notava-se uma vibração acima dos 140km/h)! São os dois do mesmo modelo?
Ir para o topo Ir para baixo
Wolfman
CBR 250R
Wolfman

Número de Mensagens : 319
Idade : 43
Localização : V.N.Gaia
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K5
Data de inscrição : 31/07/2010

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 24th 2011, 11:55

Má calibração, já tive o mesmo problema.
Ir para o topo Ir para baixo
davidrr
CBR 600F2
davidrr

Número de Mensagens : 1538
Idade : 44
Localização : sintra
Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR
Data de inscrição : 23/09/2010

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 24th 2011, 12:48

uma má calibraçao verifica se a partir dos 120km h seja em carro seja em mota...claro k os sinto mas diferentes d um carro para uma mota...se um carro tremer a direçao aos 190km h ou 220kmh sao sempre as rodas d tras k estam descalibradas...agora como dizes k so mexes te na roda d frente é estranho...o k me pareçe é ser o pneu k tem um defeito visto k retficas te a calibraçao e disseram te k estava tudo bem.....so te resta mxm o pneu ter um defeito ...mass por duvidas etc monta o antigo e calibra e vai exprimentar se estiver boa ja sabes qual é o problema PNEU
Ir para o topo Ir para baixo
chwuik
CBR 600F3
chwuik

Número de Mensagens : 2067
Idade : 42
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929
Data de inscrição : 20/09/2009

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 24th 2011, 16:19

são os dois BT016 mas estou em quer que o da frente é o novo modelo do BT016 (Pro) e o de trás não. Vou confirmar isso...

já agora, segundo a bridgestone: "(...)Bridgestone claim they have improved the new BT-016 Pro in three key areas: higher levels of grip, better stability and longevity. (...)"

a parte da estabilidade é que talvez tenha falhado neste pneu affraid

amanhã quando vier da oficina espero ter novidades...
Ir para o topo Ir para baixo
davidrr
CBR 600F2
davidrr

Número de Mensagens : 1538
Idade : 44
Localização : sintra
Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR
Data de inscrição : 23/09/2010

problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitimemaio 24th 2011, 16:24

é um tri composto mas mx k pneus diferentes n podias sentir nada disso
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




problema: mota oscila a frente em altas velocidades Empty
MensagemAssunto: Re: problema: mota oscila a frente em altas velocidades problema: mota oscila a frente em altas velocidades Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

problema: mota oscila a frente em altas velocidades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Tremer na traseira a altas velocidades
» Problema nas caixa de velocidades
» Problema na travagem da mota
» A mota "patina" um bocado em altas cbr600f 98
» Problema nova mota cbr 1000F 1995

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Arquivo :: Problemas, Reparações & Manutenção-