| | | Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 | |
| |
| Autor | Mensagem |
|---|
joeventura Honda Monkey

Número de Mensagens: 47 Idade: 23 Localização: Barcelos Mota/Modelo: Hornet 600 FY Data de inscrição: 02/06/2011
 | Assunto: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Sex Jun 10, 2011 10:54 pm | |
| Estava eu na Net a pesquisar sobre qual é o melhor produto para a limpeza da corrente das nossas bestas (no meu caso uma Hornet 600) e deparei-me com um teste fabuloso, que alguem fez, à tolerância dos o-rings em relação a variados produtos utilizados, por muito boa gente, na limpeza das mesmas, em que o vencedor foi o WD40Mesmo a minha mota não sendo uma CBR decidi dar a conhecer esta experiência no vosso fórum, uma vez que é um dos melhores fóruns, assim como um dos mais activos que conheço e em que aprendo mais. Deixo aqui o link desta experiência: http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=345397 E agora o link traduzido em português by Google: http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://www.advrider.com/forums/showthread.php%3Ft%3D345397&ei=ljnzTdO_E4iwhAfCs8TeBg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CCkQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.advrider.com/forums/showthread.php%253Ft%253D345397%26hl%3Dpt-PT%26safe%3Doff%26biw%3D1280%26bih%3D895%26prmd%3Divnsfd Cumprimentos, Rafael Coelho |
|  | | Wolfman CBR 125R

Número de Mensagens: 251 Idade: 32 Localização: V.N.Gaia Mota/Modelo: Suzuki GSX-R600 K5 Data de inscrição: 31/07/2010
 | Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Sex Jun 10, 2011 11:34 pm | |
| Mas isso já se sabia que o WD40 é mestre na limpeza de correntes, não esquecendo da lubrificação em seguida, que terá de ficar a cabo de um spray próprio.
É o processo pelo qual a minha moto passa, ao fim de X km´s, ou até mesmo a olho, depois da lavagem da moto, limpo muito bem com WD40 e depois lubrifico com o spray próprio, neste caso estou a usar um da Castrol para superbikes, mas este em particular não gosto muito, é muito líquido comparado aos que cheguei a usar e não deixa aquela "pasta" visível.
A minha ex-ZX-10R foi vendida com 19.000km´s e a corrente ainda estava nova, "sem" sinais de desgaste, ou ferrugem, pronta para durar outros tantos, quando vejo pessoal a trocar a transmissão ao fim de 20.000km´s, ou até menos. |
|  | | joeventura Honda Monkey

Número de Mensagens: 47 Idade: 23 Localização: Barcelos Mota/Modelo: Hornet 600 FY Data de inscrição: 02/06/2011
 | Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Sex Jun 10, 2011 11:57 pm | |
| | Wolfman escreveu: | Mas isso já se sabia que o WD40 é mestre na limpeza de correntes, não esquecendo da lubrificação em seguida, que terá de ficar a cabo de um spray próprio.
É o processo pelo qual a minha moto passa, ao fim de X km´s, ou até mesmo a olho, depois da lavagem da moto, limpo muito bem com WD40 e depois lubrifico com o spray próprio, neste caso estou a usar um da Castrol para superbikes, mas este em particular não gosto muito, é muito líquido comparado aos que cheguei a usar e não deixa aquela "pasta" visível.
A minha ex-ZX-10R foi vendida com 19.000km´s e a corrente ainda estava nova, "sem" sinais de desgaste, ou ferrugem, pronta para durar outros tantos, quando vejo pessoal a trocar a transmissão ao fim de 20.000km´s, ou até menos. |
Um dia destes estive a falar com o meu mecânico (automóvel) sobre a lubrificação para a corrente, uma vez que ele já teve uma CBR900 de 1994 até 2000.
Ele disse-me que sempre limpou a corrente com petroleo ou gasoleo, deixava secar ai 1 hora e depois aplicava o spraysito de lubrificação de corrente.
Fez este processo toda a vida em que teve a mota e fez 80000km com o mesmo Kit de transmissão (até vender a mota) e sem sinais de qualquer problema.
E é de salientar que a mota dele nunca soube o que era andar ao ralenti. Era sempre à velocidade máxima, podes ter a certeza que ele fazia justiça à mota.
O que acontece é que muito boa gente não limpa a corrente, outros não querem saber de lubrificação para nada. Depois quando levam a mota à revisão é dada uma lavadela à corrente e não se lubrifica, para vender mais um Kit de transmissão.
O Lubrificante que uso actualmente é o Motorex Racing Chain Lube que parece-me ser muito bom, apesar de não ter muita experiência noutras marcas. É um lubrificante que até oferece alguma resistência ao WD 40 quando limpo a corrente, não tendo nada haver com o da Arbo que cedia ao WD40 ou ao petroleo como uma menina.
Uma coisa que me faz achar que o Spray é bom é que a corrente não aquece, assim como ao fim de 10 Kms, depois de lubrificar, as esferas centrais rodam ligeiramente presinhas pela massa do spray.
Se estiver enganado não exitem em contra-argumentar. |
|  | | LTmaverick CBR 1000RR

Pendura: Vai a pé como eu :(
Número de Mensagens: 3901 Idade: 25 Localização: trofa Mota/Modelo: Ex. NSR 50, Ex. kangshao 250, Ex. CBR 125 05, Ex. Suzuki RF600R 93, Actual CBR 600 Custom Data de inscrição: 06/06/2011
 | Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Sab Jun 11, 2011 5:00 am | |
| aproveitando este topico e como sou novo neste mundo das motas, quais são os pontos a lubrificar numa cbr 125? apenas a corrente? qual o produto e o preço?
|
|  | | pstolaas Honda Monkey

Número de Mensagens: 76 Idade: 30 Localização: lisboa Mota/Modelo: HONDA CBR 600F 2011 Data de inscrição: 04/06/2011
 | Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Sab Jun 11, 2011 5:05 am | |
| conhecem o spray HS 2000?? é o que uso para lubrificar. |
|  | | Macedo CBR 600RR

Pendura: Pipocas/Leonor
Número de Mensagens: 904 Idade: 33 Localização: where the streets have no name Mota/Modelo: CBR600RR 2005 Data de inscrição: 30/01/2010
 | Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Sab Jun 11, 2011 8:32 am | |
| Excelente tópico Joeventura,
Já temos aqui alguns tópicos sobre limpeza e manutenção de correntes, mas o estudo efectuado por aquele amigo, está muito interessante.
Para mim WD40, é certo. |
|  | | Helder_Gonçalves CBR 600F

Número de Mensagens: 331 Idade: 22 Localização: Lisboa Mota/Modelo: Honda Cbr 600F Sport Data de inscrição: 30/08/2009
 | Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Sab Jun 11, 2011 12:38 pm | |
| WD 40 |
|  | | Shinobi CBR 600F

Número de Mensagens: 442 Idade: 28 Localização: In the Shadows Mota/Modelo: Ex Hornet 600 2001; actual CBR 600 RR 2005 Data de inscrição: 10/09/2010
 | Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Qua Jun 15, 2011 4:33 am | |
| Aproveito para referir que no dia seguinte a ter ido buscar a minha nova menina, fiz lhe a limnpeza á corrente com o WD 40, após claro, ter visto este magnifico post. Devo dizer que a mesma estava preta, talvez devido ao facto de o oleo usado ser propicio a agarrar alguma sujidade ou por ter estado um bocado de tempo parada. Após a limpeza com o WD 40, a corrente ficou uma maravilha, prateada como nunca tinha visto a minha da Hornet, fiquei bastante contente e de seguida apliquei lhe um liquido da Arbo, mas segundo ja vi aqui não é dos melhores, certo? Alguem me pode indicar qual o produto que consideram melhor para a corrente? Ouvi ai um Castrol que ja ouvi dizer que é bom, será que me poderiam dar umas referncias do mesmo, de modo a o poder procurar? Cumprimentos a todos |

| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Qua Jun 15, 2011 10:29 am | |
| | Shinobi escreveu: | Aproveito para referir que no dia seguinte a ter ido buscar a minha nova menina, fiz lhe a limnpeza á corrente com o WD 40, após claro, ter visto este magnifico post. Devo dizer que a mesma estava preta, talvez devido ao facto de o oleo usado ser propicio a agarrar alguma sujidade ou por ter estado um bocado de tempo parada. Após a limpeza com o WD 40, a corrente ficou uma maravilha, prateada como nunca tinha visto a minha da Hornet, fiquei bastante contente e de seguida apliquei lhe um liquido da Arbo, mas segundo ja vi aqui não é dos melhores, certo? Alguem me pode indicar qual o produto que consideram melhor para a corrente? Ouvi ai um Castrol que ja ouvi dizer que é bom, será que me poderiam dar umas referncias do mesmo, de modo a o poder procurar? Cumprimentos a todos |
Tambem já utilizei o Arbo, mas era uma valente porcaria. Agora utilizo o Motorex chain lube racing, que é muito bom.
O Spray da Castrol de que falas, nunca ouvi ninguem a dizer mal dele (tirando a cor verde... mas isso é estupido), só ouvi dizer maravilhas. O nome dele é Castrol Chain Wax. |
|  | | Shinobi CBR 600F

Número de Mensagens: 442 Idade: 28 Localização: In the Shadows Mota/Modelo: Ex Hornet 600 2001; actual CBR 600 RR 2005 Data de inscrição: 10/09/2010
 | Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Qua Jun 15, 2011 10:39 am | |
| Obrigado joeventura, vou pesquisar então onde possa haver perto de mim á venda! Cumprimentos
|
|  | | silver_bullet CBR 1000RR

Número de Mensagens: 4520 Idade: 25 Localização: Porto/Matosinhos Mota/Modelo: cbr 600 RR Data de inscrição: 16/08/2009
 | Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Qui Jun 16, 2011 3:14 am | |
| A minha ou era com wd40 ou agua e petroleo, depois ia dar uma volta pequena sem lubrificar, para "sacudir" os restos de desengordurante, chegava a casa mota no cavalete roda a girar com uma mão e outra com um pano a absorver e limpar os escorridos, ai com a corrente totalmente seca e quente lubrificava e deixava ficar!
Sempre lubrifiquei a minha corrente depois de chegar a casa e nunca antes de sair, quando ele está quente é quando o liquido chega a todo o lado e fica lá, se a lubrificam a frio ao arrancarem a maioria fica colado à traseira da mota, ao casaco e chão |
|  | | Shinobi CBR 600F

| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Qui Jun 16, 2011 5:06 am | |
| Ok, mais uma boa ajuda, vou ter isso em conta quando fizer a proxima limpeza a corrente. Já agora qual é o oleo que utilizas silver_bullet? algum destes que foi falado em cima? Cumprimentos
|

Número de Mensagens: 4520 Idade: 25 Localização: Porto/Matosinhos Mota/Modelo: cbr 600 RR Data de inscrição: 16/08/2009
 | Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Qui Jun 16, 2011 6:06 am | |
| Usei o motul, mas sujava-me a mota toda, depois passei para o castrol e acho que é porreiro! |
|  | | Shinobi CBR 600F

| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Qui Jun 16, 2011 6:29 am | |
| Ok obrigado, assim ja sei melhor qual comprar! Mais alguem tem uma opinião de um bom óleode corrente? Secalhar devia abrir um post, ou será que já existe? Cumprimentos |
|  | | Gabriel Gonçalves CBR 125R

Número de Mensagens: 247 Idade: 26 Localização: vila das aves Data de inscrição: 17/10/2010
 | Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Ter Jun 21, 2011 2:01 pm | |
| | silver_bullet escreveu: | A minha ou era com wd40 ou agua e petroleo, depois ia dar uma volta pequena sem lubrificar, para "sacudir" os restos de desengordurante, chegava a casa mota no cavalete roda a girar com uma mão e outra com um pano a absorver e limpar os escorridos, ai com a corrente totalmente seca e quente lubrificava e deixava ficar!
Sempre lubrifiquei a minha corrente depois de chegar a casa e nunca antes de sair, quando ele está quente é quando o liquido chega a todo o lado e fica lá, se a lubrificam a frio ao arrancarem a maioria fica colado à traseira da mota, ao casaco e chão |
Boas , segundo um grande amigo meu e meu mecanico que tambem é mecanico de alguns pilotos que correm no nacional não se deve lubrificar a corrente com a mesma quente mas sim antes de saír para o passeio enqunto esta fria , e para não sujar a menina toda basta ao aplicar fazer lo na parte de dentro da corrente em vez de o fazer na parte de fora e depois deixar 20 minutos meia hora a "repousar" que quando forem andar a massa ja esta agarrada a corrente e já não suja a mota toda e com o andamento da mota como a lubrificassão foi feita por dentro ao rodar a corrente vai puxar para fora a massa fazendo assim uma boa lubrificação em vez se se aplicar por fora a massa nao "escorre" para o outro lado pois em andamento é puxada para fora .... espero não ter confundido ninguem , é assim que faço uso motorex e não me suja a roda nem a mota , aplico o sprai depois começo a equipar me e tal deixo a mota aquecer ao relantim e quando for a arrancar ja a massa esta mais espessa e agarrada e não suja a menina .... |

| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Qua Jun 22, 2011 11:31 pm | |
| Sempre aprendi como faço e nunca me deu problemas, com ela Quente/morna é quando o lubrificante chega a todo os orificios, sempre lubrifiquei a minha corrente por dentro.
Esse motorex nunca experimentei, mas falam muito bem dele, com outro se calhar vez que se poes a frio ao fim de uns km já tas todo sujo...
Mas cada um faz como quer! |
|  | | Casal CBR 600RR

Número de Mensagens: 699 Idade: 40 Localização: Nebraska Mota/Modelo: GSX R 1000 K7 Data de inscrição: 08/01/2011
 | Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Qui Jun 23, 2011 11:57 am | |
| Eu tambem sempre utilizei o WD40 para limpar e dou uma volta para sair os restos que o pano nao tira e depois com a corrente quente Motorex! Isto sempre depois de andar, nunca meto lubrificante para ir andar de seguida! |

| |  | | jam Moderador

Pendura: Anda na moto dela
Número de Mensagens: 11830 Idade: 53 Localização: porto Mota/Modelo: 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição: 16/02/2009
 | Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Sex Jun 24, 2011 1:30 am | |
| Em competição a corrente é lubrificada sempre que se para nas boxes. |

| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 Sex Jun 24, 2011 1:47 am | |
| | jam escreveu: | | Em competição a corrente é lubrificada sempre que se para nas boxes. |
Agora tambem já ouvi dizer o contrário |
|  | | | | Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 | |
|
Tópicos similares |  |
|
| | Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| | Quem está conectado | Há 202 usuários online :: 66 usuários cadastrados, 3 Invisíveis e 133 Visitantes :: 2 Motores de busca A.Agostinho, Ace., alexandreperei, AndreGpr, barbosa, batechapas, bfcmartins, carloslopesxx, DavideVTR, denver, Doc_Daniel, Dragon-dragon, farinheiras, filipe silva, filipekmr, filtan, fireblad23, Fisioterapeuta, Gabriel Gonçalves, Ganker, gixxerptdinis, Gonzarra, GreenEyes, hmn25, hugoguedes, JoaoDT50X, jpsantos, KaraPau_GT, macaman, MaNiNhO, marf, marta_r, Michael23, Mikaspt, nelson_hornet, nino_v, Nuno Mota, nuno.ripper, Pedrinho, Pedro Aguiar, PedroF, pedrour, PierreGomes, quintino, Rafacbr, RAMMSTEINER, Raspunsen, redscorpion, Royal05, RT7, Ruy, samoes, scoobymiguel, Sequeira, Shinobi, shot, sjpr, sombrio, sousacompal, tenazinha, TiagoMatias, trindade, valter c., WhizzZ, Zarur, ZecacbrO recorde de usuários online foi de 486 em Sex Set 02, 2011 4:24 am |
| CONTACTO Administração | |
Os fundadores |
| Maio 2012 | | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sab | Dom |
|---|
| | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | | 28 | 29 | 30 | 31 | | | | Calendário |
|
|