InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarCaça à multa - Página 4 LojaCaça à multa - Página 4 V-deosCaça à multa - Página 4 Fotos
Caça à multa - Página 4 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Caça à multa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem
figuinhas
CBR 250R
figuinhas

Pendura : O meu Lord... um Labrador parvo!!!

Número de Mensagens : 313
Idade : 43
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : CBR 1000 F
Data de inscrição : 16/02/2011

Caça à multa - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça à multa Caça à multa - Página 4 Icon_minitimejaneiro 26th 2012, 15:18

HugoCBR escreveu:
"Não é considerado ultrapassagem o facto de um veículo circular numa fila
mais rapidamente que os veículos de outra, quando o trânsito se fizer em
vias faixas de rodagem com mais de uma via no mesmo sentido de trânsito
e/ou haja filas paralelas e trânsito intenso. "

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf


Oh Hugocbr é cm mt razão k poes aki este esclarecimento.

mas tas a eskecer-te da parte k te diz haja filas paralelas e/ou transito intenso!!

Ora.... uma auto estrada cheia de carros que diferença faz k tu circules na via da direita e passes não sei kantos carros k vão a passo nas outras vias!!???

agora se mais a frente saires da via da direita e te meteres numa dessas vias a esquerda pra mim é ultrapassagem pela direita. faço-me entender?

Acho k não deixa duvidas... a não ser k essa mesma via da direita seja mais directa ao teu destino... ai circulas por ela e sais e vais a tua vidinha...
Ir para o topo Ir para baixo
HugoCBR
CBR 600F
HugoCBR

Pendura : Monolugar

Número de Mensagens : 1434
Idade : 43
Localização : Portugal
Mota/Modelo : Yamaha YZF 600R Thundercat´96
Data de inscrição : 17/10/2008

Caça à multa - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça à multa Caça à multa - Página 4 Icon_minitimejaneiro 26th 2012, 18:13

Tinhamos aqui tema para deitar abaixo umas grades de minis e uns quilos de amendoins....

O codigo não é muito claro em relação a este tema... Não creio que alguém seja multado por circular á direita.

Uma questão?

Onde está a definição de ultrapassagem?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Teofilo
CBR 650
Teofilo

Pendura : Monoposto, I'm a a lonely

Número de Mensagens : 5534
Idade : 36
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600RR 2008
Data de inscrição : 15/01/2009

Caça à multa - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça à multa Caça à multa - Página 4 Icon_minitimejaneiro 26th 2012, 18:35

todas as lei todo depende da interpretação de cada um. . .
pois sao poucas as leis que sao claras e concisas. . .
Ir para o topo Ir para baixo
RenatoFonseca
CBR 250R
RenatoFonseca

Pendura : Daniela

Número de Mensagens : 357
Idade : 33
Localização : Terra de São Nunca
Data de inscrição : 12/08/2011

Caça à multa - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça à multa Caça à multa - Página 4 Icon_minitimejaneiro 26th 2012, 20:21

Teofilo escreveu:
todas as lei todo depende da interpretação de cada um. . .
pois sao poucas as leis que sao claras e concisas. . .

Não estivéssemos em Portugal..
Ir para o topo Ir para baixo
s161600
Honda Monkey
s161600

Número de Mensagens : 2
Idade : 39
Localização : lisboa
Data de inscrição : 15/02/2012

Caça à multa - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça à multa Caça à multa - Página 4 Icon_minitimefevereiro 15th 2012, 23:57

Boas. Sou "profissional" da área e posso-vos esclarecer: o que diz o Código da Estrada (a Lei!!!) é que se existir mais de uma via de trânsito no mesmo sentido e não haja trânsito intenso, o facto de o veiculo da faixa da direita circular mais rápido que o da esquerda e "passar" por este, é considerado ultrapassagem. Só não é considerado ultrapassagem em três situações: se tiver trânsito intenso, nas rotundas com mais de uma via ou dentro das localidades quando o da esquerda vai ali por ser a via mais conveniente ao seu destino.

"Não é considerado ultrapassagem o facto de um veículo circular numa fila
mais rapidamente que os veículos de outra, quando o trânsito se fizer em
vias faixas de rodagem com mais de uma via no mesmo sentido de trânsito
e/ou haja filas paralelas e trânsito intenso. "

Relativamente a este texto que aparece no site do IMTT, o "e" final é cumulativo, ou seja, tem que se verificar trânsito intenso para que tanto nas faixas de rodagem com mais de uma via no mesmo sentido ou em filas paralelas, não seja considerado ultrapassagem.
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Caça à multa - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça à multa Caça à multa - Página 4 Icon_minitimefevereiro 16th 2012, 00:26

Viva s161600! Sendo você profissional na area gostava de fazer uma questão!

Mas não se esqueça de fazer a apresentação eheheh

Ora imaginemos este cenário!


Eu circulo numa auto estrada de 3 faixas de rodagem no mesmo sentido, circulo a 120km/h na faixa da direita.

A densidade de tráfego é bastante reduzida por sinal, contudo alguns metros mais à frente circula na faixa do meio uma viatura a 90km/h.

Ora eu para o passar tenho de mudar a minha faixa para a faixa mais à esquerda? Sendo esse condutor que circula na faixa do meio que vai a infringir?

E vamos supor que pela faixa da esquerda até vem uma afluência seguida de viaturas em manobra de ultrapassagem a 140 km/h, terei eu então de reduzir a minha velocidade a ponto não passar pela direita, esperar que os veiculos em ultrapassagem acabem de o fazer e só depois passo para a faixa da esquerda para transpor o veiculo da faixa do meio?

Eu aprendi que ultrapassar é mudar de faixa para transpor, e não circular numa faixa na qual já vou e PASSAR por um carro que circula indevidamente na via publica!

Sempre tive esta duvida, e já debati com colegas policias e as opiniões são dispares! Afinal de contas como é? Ou a legislação não prevê todas as hipoteses?

Cumprimentos

_________________________________________
Caça à multa - Página 4 Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
RAMMSTEINER
CBR 600F2
RAMMSTEINER

Pendura : Rede de carga

Número de Mensagens : 1984
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR125R JC50 - 2011
Data de inscrição : 09/06/2011

Caça à multa - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça à multa Caça à multa - Página 4 Icon_minitimefevereiro 16th 2012, 10:50

Já agora aproveito para perguntar o que é "trânsito intenso"?Porque o que é para mim não é para um gajo que viva no vietnam!
Gostava muito de encontrar a defenição no Codigo da estrada assim do tipo "transito intenso é x carros em x metros de estrada" agora se a definição fica ao critério de cada um...
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Caça à multa - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça à multa Caça à multa - Página 4 Icon_minitimefevereiro 16th 2012, 11:01

É o problema da nossa legislação, dá para interpretar de muitas maneiras!

_________________________________________
Caça à multa - Página 4 Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Caça à multa - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça à multa Caça à multa - Página 4 Icon_minitimefevereiro 16th 2012, 11:21

Silver, segundo eu aprendi na minha escola de condução (eu não sou profissional nenhum), deves sim dirigir-te para a faixa da esquerda. No caso de encontrares uma afluência de viaturas na mesma, continuas a dar o pisca da esquerda e aguardas até que possas mudar para essa via em segurança. E sim, terás que reduzir a velocidade.

Porque o carro que vai na via do meio vai a cometer uma infracção grave, não significa que tenhamos o direito de cometer uma muito grave (ao ultrapassar pela direita), é "injusto" mas é assim. É tal como nas rotundas, se estamos na via do centro da rotunda e entretanto entra um daqueles que só faz as rotundas por fora (vai a cometer uma infracção), quando quisermos sair, no caso de haver acidente com o mesmo, a culpa vai ser nossa pois ele encontra-se à direita, mesmo sendo ele que vá a cometer a infracção.

Isto foi o que sempre aprendi na escola de condução e muito eu insisti em arranjar formas de "contornar" estas situações em debates com o instrutor, o certo é que é claro. Agora que há muitas situações que não especificam claramente as coisas no código, isso há.
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Caça à multa - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça à multa Caça à multa - Página 4 Icon_minitimefevereiro 16th 2012, 11:36

Mas o que eu aprendi é que só é considerado ultrapassagem se eu circular na faixa onde ele circula para o transpor!

vê este exemplo


passar pela direita: -------------------------------

Ultrapassar pela direita -------------------________________--------------------


Inclusive ha policias que dizem que tenho razão, e não cometo nenhuma infracção se já vier numa via mais à direita mas também há outros que dizem que é proibido! Ou seja fico na mesma!



Tu que és daqui tás a ver ali o traçado da A3 com 4 faixas? E que tem uns placards gigantes a dizer circule pela direita? eu ali vou sempre pela direita e nas restantes tres faixas andam carros espalhados a 90, 80, 120 etc entao eu vou ter de andar a fazer slalon para seguir viagem?

Não faz sentido!




_________________________________________
Caça à multa - Página 4 Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Caça à multa - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça à multa Caça à multa - Página 4 Icon_minitimefevereiro 16th 2012, 11:54

Eu sei que não faz sentido, mas se todos seguissem correctamente o código, já faria. Eu entendo onde queres chegar quando por ultrapassagem significa que estamos na mesma via para transpor o veículo da frente, mas eu na escola de condução não aprendi assim.

Claro que não estou a dizer que a minha escola é que está certa, apenas transmito o que me ensinaram. O melhor exemplo prático que posso dar foi uma vez quando estava eu na AE com 3 vias e ia eu no carro na via da direita a 80km/h e na do meio encontrava-se outro veículo a menor velocidade (vamos supor 70km/h). Acontecia que eu ia "passar" o carro, acontece que me lembrei do que aprendi no código e até perguntei à instrutora se naquela situação poderia continuar à minha velocidade, e ela disse que não pois iria estar a ultrapassar. E assim foi, tive que reduzir a velocidade e lá me manti atrás do carro.

Agora a meu ver um dos problemas do código é nunca falarem de exemplos quando outros carros estão a cometer uma infracção, como é neste caso. O código apenas diz o que se deve fazer dentro dos parâmetros legais, ora, se forem veículos na esquerda a 60km/h, o código não abrange essas infracções. Daí que, legalmente, se deves ir para a via mais à esquerda e ultrapassar (ou até aguardar que esse mesmo veículo se decida mover para a direita), mas já se sabe que na prática não acontece bem assim.
Ir para o topo Ir para baixo
s161600
Honda Monkey
s161600

Número de Mensagens : 2
Idade : 39
Localização : lisboa
Data de inscrição : 15/02/2012

Caça à multa - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça à multa Caça à multa - Página 4 Icon_minitimefevereiro 18th 2012, 17:41

silver_bullet escreveu:
Viva s161600! Sendo você profissional na area gostava de fazer uma questão!

Mas não se esqueça de fazer a apresentação eheheh

Ora imaginemos este cenário!


Eu circulo numa auto estrada de 3 faixas de rodagem no mesmo sentido, circulo a 120km/h na faixa da direita.

A densidade de tráfego é bastante reduzida por sinal, contudo alguns metros mais à frente circula na faixa do meio uma viatura a 90km/h.

Ora eu para o passar tenho de mudar a minha faixa para a faixa mais à esquerda? Sendo esse condutor que circula na faixa do meio que vai a infringir?

E vamos supor que pela faixa da esquerda até vem uma afluência seguida de viaturas em manobra de ultrapassagem a 140 km/h, terei eu então de reduzir a minha velocidade a ponto não passar pela direita, esperar que os veiculos em ultrapassagem acabem de o fazer e só depois passo para a faixa da esquerda para transpor o veiculo da faixa do meio?

Eu aprendi que ultrapassar é mudar de faixa para transpor, e não circular numa faixa na qual já vou e PASSAR por um carro que circula indevidamente na via publica!

Sempre tive esta duvida, e já debati com colegas policias e as opiniões são dispares! Afinal de contas como é? Ou a legislação não prevê todas as hipoteses?

Cumprimentos

Nesta situação, se quem vai a direita ultrapassar o que vai ao meio "leva" uma grave e quem vai ao meio "leva" uma leve. Estão os dois em infracção. Neste caso o certo é ir para a via mais a esquerda para ultrapassar pois aqui nao se verifica trânsito intenso. Temos trânsito intenso quando a velocidade que circulamos está dependente da marcha dos veículos que nos precedem. Embora o código da estrada não seja muito explícito quando a esta situação, estátudo lá escrito e previsto.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Caça à multa - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça à multa Caça à multa - Página 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Caça à multa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4

 Tópicos semelhantes

-
» caça a multa
» caça a multa a17
» caça a multa
» Radares e caça á multa.
» autentica caça à multa

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: COMUNIDADE :: Histórias do motard-